O Prof. Cavaco Silva, sábado no Expresso escreveu uma artigo-sentença contra Santana Lopes. O Presidente cumpriu parte: afastou os incompetentes. Agora falta a entrada em cena dos competentes. Pacheco Pereira avança com o regresso do próprio Cavaco. Quererá ele ser de novo PM? Poderá neste momento o PPD-PSD voltar a ser PSD-Cavaquista? Seria uma verdadeira chacina. Um terramoto abater-se-ia sobre o partido com qualquer alteração "forçada" da liderança, expulsando Santana e eliminando-o politicamente. Isso é que era mais importante.
No jeito sebastianista portuga, Cavaco é o homem-providencial. Mas entre o leque actual, quem melhor estaria em condições de mais facilmente arrebatar (quase) todo o PSD? Mas estará o próprio interessado nisto?
Marques Mendes, em jeito de renovação, mas também na linha Cavaco-Marcelo, seria um novo bom líder. Mas estará o PSD interessado nisto?
No último ano, com o desalinho do país, afastando-se mais do desenvolvimento e da recuperação económica, e com o disparate deste últimos e longuíssimos quatro meses, mal por mal, pelo menos com capacidade, profissionalismo e uma visão estratégica conhecida, o regresso de Cavaco como PM seria aceitável?
Qualquer líder do PSD, dadas todas as circunstâncias recentes, não dará a vitória nas eleições antecipadas de Fevereiro ou Março. O poder cairá no colo do PS.
2004-11-30
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment