2005-03-07

a luta: continua

Problema:
Como se convence um cliente de que o nosso trabalho se baseia em conhecimentos aprendidos e experiência adquirida? Qual o método de aliciamento para a compreensão da utilidade e da função estratégica do design? Como ultrapassar a mesquinhez e a visão curta de pessoas com instrução insuficiente? E quando nos deparamos com aqueles, que com cursos superiores argumentam de forma inacreditável para alguem com tal qualificação? Como ultrapassar o "provincianismo cultural" que tanta mossa faz sobre as actividades económicas?

Solução:
Demonstrar atitude, firmeza, seriedade. Expôr uma imagem de profissionalismo, de carácter, de ajuda, de parceiro. Evidenciar o mais possível, e de forma mais clara e concisa possível, as vantagens do Design. Negar facilitismos, afastar regateios. Evitar arrogância e esconder dissabores. Ter paciência. Muita.

Conclusão:
Difícil: por vezes a ponto de desistir. Sorte: há sempre alguém que nos ouve, outros que nos compreende. Batalhar sempre. O caminho do design em trilhos ainda se constroi neste país-fora-da-capital.

No comments:

Post a Comment