2005-01-14

Hipótese: louca

Com o desnorte que actualmente os políticos à direita e à esquerda demonstram, com as (des)governações que mais atrasados nos colocam, pelo declínio da honra e prazer genuínos da política, pela insatisfação e o descrédito pelas pessoas que procuram mais o seu lugar-tacho-reforma que o bem e o futuro do país, com tudo isto, juntando-se a ignorância dominante do povo português, caso fossem as eleições presidênciais agora, não seria uma candidatura de José Castelo Branco a PR - alicerçada nesse fenómeno enjoativo e oco que é ser-se famoso por razão nenhuma- um murro nos nossos estômagos, e em particular no dos políticos?
De tão ridícula que se possa imaginar - mas façamos um esforço, imaginemos por um bocadinho esta hipótese louca - muita mossa provocaria no sistema democrático nacional. Estão a vê-lo na rua, nos mercados e nas lotas? A reacção das pessoas? O empolamento que a TVI daria a um candidato saído da sua forma? Os debates intempestivos, incrédulos e reaccionários a esta candidatura? Os resultados que poderia obter? Obviamente que nesta insana hipótese, com adversários como Cavaco Silva a vitória não lhe cantaria, mas que seria mais um tsunami político seria. Demonstraria ainda mais o quão atrasados seríamos, até na cultura democrática.

PS - Prefiro sempre a candidatura - desafiante e divertida sim, mas inócua - de Manuel João Vieira dos EnaPá2000/Irmãos Catita.

No comments:

Post a Comment