2006-01-31

we will overcome


Como dizia Serafim Saudade "o mundo está dividido em duas partes", a parte A são os utilizadores Apple, a parte B os utilizadores Microsoft. Hegemónico, a parte B com toda a evolução que tem permitido, todo o desenvolvimento, com todos os sistemas nele contidos e que permitem que o nosso mundo actual funcione, é em certa medida, para nós os da parte A, uma realidade tão complicada e restritiva, tão impessoal e tão fria.
O desenvolvimento rápido e audaz encetado pela Apple, exponenciado agora com a "aliança" Intel, é um motor imenso para a renovação global de como deve a informática e os seus sistemas interagir para o bem comum, desde a economia à comunicação. E o avanço da parte A é muito mais aquilo do que serão os computadores do futuro do que a parte B dissimuladamente engana. Ao longo dos próximos anos, veremos os sistemas PC aproximarem-se mais do conceito Apple, sem no entanto possuirem aquilo que nós macusers vivemos como um culto, uma paixão, um desejo.

A vinda de Bill Gates a Portugal reveste-se de diversas importâncias, para o país e para a Microsoft. Permitirá que o Plano Tecnológico avance sustentado na maior empresa do mundo. Permitirá, obviamente tratando-se de um negócio, que a Microsoft fique a ganhar.
Talvez um dia Steve Jobs receba uma condecoração, e a Apple seja também um agente de desenvolvimento do próximo Plano Tecnológico.

E que tem a Apple a ver com isto? É um campeonato, que por agora não consegue competir, tratam-se de sistemas e aplicações, que embora na maioria existentes em Mac, não trariam vantagem devemos ser francos. A luta pelo mercado tem sido, desde há muito, por nichos - nas actividades do design, da música, do cinema - e com estes chegado aos consumidores domésticos. A imensa quota de mercado possibilitado pelo iPod e o iTunes, tem vindo a transformar mais a realidade informática global, do que a própria filosofia Apple, pois desde sempre foi o que com muito maior sucesso a nível global está a ser: simples, funcional e criativo. Um dia todos os computadores serão assim.

No comments:

Post a Comment