2006-01-16

Presidenciais-3

Os candidatos:

Mário Soares
Sabido por todos da candidatura do Prof. Cavaco Silva, os avanços incertos por parte da área socialista fragilizaram-na em contraponto ao reforço da área da direita. Mas a reviravolta no PS, com a contra-candidatura de Mário Soares (sim, porque ele lança-se à corrida contra um homem e não pelo país, que com o seu killer instinct tanto massacrou Cavaco de forma grosseira e, deselegantemente Alegre, nos debates televisivos) demonstrou de novo, apesar do seu imenso gosto pela luta política, que passa por cima de quem entende. Há vinte anos foi com Zenha, em 2005 com Alegre. O acto de deslealdade faz parte da sua conduta,
e foi isso o golpe final para a sua mui nobre e histórica prestação política. Tenho os dois primeiros livros da entrevista biográfica com Maria João Avillez, sempre olhei Soares como um património vivo, que a par de Salazar e Cunhal, marcaram grande parte do séc.XX. A primeira vez que votei numa eleição presidencial, votei nele. Mas apesar disto, mesmo assim, entendo que a sua recandidatura, embora legítima e possível, não deveria ter lugar. A ideia de renovação deve prevalecer, a idade para mim não é transtorno, mas - mesmo sem coragem de figuras novas - Soares não deveria surgir de novo. O tempo é outro, tal como não pertecence ao de Cavaco. Conhecendo todos a suas posições sobre política nacional e internacional, a actividade na sua Fundação, todo o historial, o surgimento dele é, afinal, tão providencial como de Cavaco: "sempre presente nos momentos difíceis".


Cavaco Silva
O Prof. Cavaco demonstrou novamente o guião que tem, e quão frágil é quando colocado fora do alinhamento.
Mas o que conhecemos sobre homem? Apenas que tem uma visão economicista. Qual a sua opinião quanto à Europa e o Tratado Constitucional? Qual a sua posição quanto à guerra no Iraque? Como pensa sobre a luta contra o terrorismo e a Al-Qaeda? De que modo coloca Portugal e a Lusofonia no mundo? Nada. Não sabemos nada. Os dez anos de intervalo entre uma candidatura e outra foram, como afirma, de distanciamento político-partidário, que esteve a dar aulas. Mas isso impede-o de expôr publicamente a sua opinião, quando tantos, da direita à esquerda o ouviriam? Sabemos somente que quer propôr uma "cooperação estratégica" com o Governo. Mas isso é o quê, quando é o Executivo que desenha as estratégias nacionais?
No debate com Soares o homem ficou absolutamente nervoso (viram como as mão tremiam?), irado (quanto palavrões terão passado pela cabeça dele) e embaraçado (nunca esteve tão coradinho) face à deselegância política e grosseria educacional movida pelo octagenário.
Há dias vemo-lo cantar "Grândola Vila Morena", e no Porto grita à multidão que "o povo é quem mais ordena". Mas o que é isto? Está louco o homem?
Parece que o eleitorado português está a um renovar um provérbio - "quem vê caras não vê ideias" - e está tão cego com a ideia que ele, Cavaco, "vai endireitar isto" (como já ouvi tanta vez nas últimas semanas) que não entendem que direito ou torto é o Governo que governa o país.


Francisco Louçã, Jerónimo e Garcia Pereira
Outro campeonato, mas não sem deixar de dizerem "umas verdades", umas mais demagogas que outras, umas mais específicas para o seu reduto eleitoral. Trazem mais debate, mais palavra, mais entusiasmo. Qualquer contenda eleitoral não pode passar sem eles. Graças ao pluralismo que temos, podemos e devemos, mesmo que muitos discordem, ouvir as suas posições. Os dois primeiros são claramente candidatos contra Cavaco, e em certa medida contra Soares. Garcia Pereira é o candidato contra o sistema, a eterna voz das "perguntas que mais ninguém coloca". Possibilitam um muito maior interesse sobre a eleição e, obviamente sabendo cada um deles que não há qualquer hipótese de vencer - e muito menos calibre para serem PR - avançam com a convicção da luta das suas ideias e dos valores (da esquerda) assim como qualquer um de nós deve lutar por aquilo que acredita e julga ser melhor, sendo por isso, pelas suas atitudes exemplos de entrega e dedicação a causas que possam melhorar o país.

1 comment:

  1. Vitor e Filipe
    =)Achei interessante esse blog!
    Passei pra avisar que está rolando um programinha bem legal do Terra, que se pode fazer ligações com créditos de graça, tanto pro exterior quanto pro Brasil!
    O link é esse:
    http://voip.terra.com.br/html/download.htm

    Depois que experimentarem, podem me contar o que acharam lá no meu blog.
    E já aproveitarem pra comentar os meus textos.
    Que tal?
    =**Beijos!

    ReplyDelete