2005-02-04

Debate: esclarecido?

Análise
Uma primeira parte marcada pelos boatos e rumo da campanha: Sócrates bem (defendeu atacando), Santana mal (insiste, de forma inútil e reles, em temas que nesta fase são menos importantes).
Segunda parte: Santana melhor, Sócrates igual. Seguros ambos, confusos ambos. Emotivo nas palavras o gélido (e rígido) Sócrates , sonhador (e mexido) o emocional Santana. "Cinzentos" na indumentária (apenas diferente a cor das gravatas) - pouca diferenciação numa imagem global que afinal se pretende alternativa. Mas a luta pelo centro torna-os neutros, cinzentos. Assuntos falados da mesma forma que já conhecemos. Propostas de ambos acabavam por ser complementares e não alternativos (excepto desemprego/função pública e ambiente). Sócrates afundou-se na co-inceneração. Muitos outros assuntos importantes não levantados (como a produtividade/competitividade, saude, justiça, Europa, Mundo).
Comunicação final: Sócrates com as bandeiras socialistas q.b., acabou forte e determinado, tentando dar confiança e positividade (tipo-Santana...) mas não adiantou nada de novo; Santana, seguro (muito melhor porque olhou de frente para a câmara - para os espectadores), com laivos de sonhador, mas com as habituais falinhas-mansas sedutoras - mas enganadoras.

Conclusão
Quais os métodos? Quais as metas e objectivos? Quais as ideias diferenciadoras/alternativas para apostar Portugal no presente e no futuro? Sobre o modelo de debate - tipo americano - não creio que tivesse resultado, ou então far-se-iam mais um ou dois podendo aí abordar temas que neste não surgiram. Faltou improviso, reacção espontânea, interrupções/contra-argumentações/objecções: elementos naturais quando se conversa normalmente.
Confesso que esperava um Sócrates mais esclarecedor (embora com postura séria e determinada, realçou os objectivos positivos do seu programa, apostando na "mudança") e um Santana pior (colocou uma imagem mais bem estruturada, preparado, sem fugir à demagogia da "continuidade"). Mas ambos acabaram por empatar o jogo, cujo resultado pouco adiantará aos indecisos. Até eu continuo na mesma: quero que Santana perca, gostava que o PS ganhasse, mas a relação candidato a PM/partido concorrente permance deslocada, ambígua e incerta. Ainda não tenho inteira confiança em Sócrates, espero para ver. Mas Santana PM outra vez nem pensar!

1 comment:

  1. Concordo que na primeira parte, o Santana não dava (nem chegou a dar) conta do recado. Tentativas de esclarecimento falhadas, falando do "Guterrismo" e com pouca convicção dos assuntos.
    Sócrates pareceu mais ambicioso, optimista e indignado. Contudo apontou as falhas do poder actual sem aprofundar soluções concretas e praticáveis.
    No final sim, Santana recuperou bem e finalizou de forma correcta. Sócrates muito útopico e com conversa "de campanha".
    No final fiquei com a sensação que nenhum dos dois tem estofo para nos livrar do buraco onde estamos.

    ReplyDelete