2006-02-22

Prémios da Society for News Design 2005


Os títulos britânico The Guardian e o polaco Rzeczpospolita foram considerados pela Society for News Design (SND) como os jornais com melhor design do mundo em 2005. Um júri constituído por cinco designers da sociedade norte-americana escolheu os dois diários entre 389 jornais de 44 países espalhados pelo globo considerando-os como os jornais "quase perfeitos", segundo o comunicado publicado no site da SND.

"Wow! As soon as The Guardian came out of the bag we all knew it would be a winner. Right away it looks like a newspaper designed for the 21st century." A descrição é do júri, que considerou que o diário londrino "brilha com luz própria, e o seu formato berliner é muito manejável e fácil de ler. O uso da fotografia é forte, os títulos estão bem escritos, são inteligentes e encaixam perfeitamente com as imagens."

O outro vencedor, o diário de Varsóvia Rzeczpospolita, é classificado como "belo e intemporal". Considerado um dos maiores títulos diários polacos, com uma circulação de 180 mil exemplares, o Rzeczpospolita é o exemplo da "adaptação às notícias mantendo ao mesmo tempo um aspecto limpo e fresco". O seu leitor típico tem entre 25 e 45 anos e tem um alto nível de escolaridade. "O desenho de cada secção reflete o seu conteúdo": na secção de Negócios predomina o verde e as soluções gráficas são "conservadoras, mas atraentes", e, por exemplo, a rubrica sobre legislação caracteriza-se por um tom amarelo - o grafismo, cores e lettering de cada secção funcionam muito bem em conjunto e conferem-lhe uma identidade especial, consideram os designers da SND. O jornal, acrescentam, mantém "de forma admirável, o legado da tradição visual da Europa de Leste" nas numerosas páginas de opinião e comentário.

Fonte: Público

No comments:

Post a Comment