2005-07-05

Morabeza



Cabo Verde celebra hoje trinta anos de independência
. Território majestoso pela beleza das suas ilhas e das suas gentes, o arquipélago tem revelado um percurso invulgar e exemplar na realidade africana. Dentro das dificuldades inerentes à geografia e à lacuna de
diversas condições devido à falta de investimento enquanto colónia, este país-irmão, tentando a sua sorte na diáspora e lutando diariamente nas suas terras, em paz e estabilidade tem evoluído a sua condição com a prosperidade possível. Quando visitei a ilha de São Vicente há poucos anos atrás, estava consciente do que iria encontrar, vi a pobreza e as dificuldades, mas também vi diginidade e sorrisos.

Morabeza europeia. Todas as circunstâncias do estado actual do país levou a que se iniciasse um processo de negociação com a União Europeia, com vista ao estatuto de país-associado, ou mesmo Estado-membro. Insólito? As ilhas de Cabo Verde são dos territórios africanos mais "europeizados", a cultura local é uma súmula única de negro com branco ao longo de séculos. A relação com a Europa mantém-se, nos aspectos económicos e sociais - Portugal e a Holanda são os destinos principais da emigração cabo-verdiana. Por que não então ser o mais ultra-periférico dos territórios da UE? Madeira e Canárias são em África. Seria uma ponte entre três lados do Atlântico - Europa, África e América do Sul (via Brasil). Este conceito desafia os contornos actuais do que definimos como UE, e arriscaria a que até Timor ou a Guatemala pedissem a adesão. Longe de transformar Cabo Verde na estância africana de férias dos europeus, o feliz desenvolvimento do território pode muito bem passar por um estatuto mais estreito com a Europa.