2007-03-16

Dapunksportif



"Ready! Set! Go!"
Há sons que nos cativam. Há ambientes que nos fazem mergulhar. E existem bandas assim, com esta capacidade de nos aumentar a adrenalina, cair nas suas graças e deixar-nos levar numa corrida fascinante. O ano 2006 deu à luz diversas e óptimas novidades e DAPUNKSPORTIF (excelente nome, óptima imagem gráfica) são uma delas. O primeiro contacto foi na Antena3. Bem mais tarde uma amiga, também amiga dos elementos da banda, teve a amabilidade de me oferecer o disco. João Guincho e Paulo Franco elaboraram um disco de sonoridades eclécticas num registo rock "musculado". No álbum "Ready! Set! Go!" podemos sentir Queens of the Stone Age, Nine Inch Nails, Ramones e outras influências mais. São canções muito bem construídas, com muito ritmo e muita energia, algumas bem intensas ("I can't move" e "Summer boys"), divertidas ("Private Disco"), registo punk em "Temporary insanity", "Arabian Princess" tanto me parece ambiente cinematográficio de The Matrix, como uma mera boa rockalhada a par de "My World Got Itself In A Hurry"; "Lady 666" é uma das melhores, pela sua dinâmica rítmica e evolutiva. Apenas 27 minutos. Peca por curto, mas se é bom ouve-se outra vez. E uma vez mais. E novamente.

Concerto no Office
O espectáculo no Office de sexta passada foi para mim a prova de fogo. Muito convincente. A banda de Peniche é de facto umas das melhores novas bandas portuguesas. Perante os fãs, vemos a essência de uma banda. Com grande rigor e profissionalismo (tudo certinho, nem uma falha), uma actuação brilhante do baterista, muita intensidade por parte dos restantes. Com bastante garra, sempre em crescendo, seduzindo cada vez mais o público.
Devo introduzir contudo um facto. Já com experiência de palco, a primeira parte no entanto demonstrou um dos pecados originais das bandas novas (apesar do largo currículo noutras bandas anteriores): o tocar uns para os outros e menos para os espectadores. Era notória a satisfação da actuação, mas pareceu-me também pouco à-vontade no confronto com o público. Mas o elevar da intensidade e um dos pontos altos da noite que foram dez minutos de registo voraz e apenas instrumental - em rockalhada intensa com laivos de punk, misturados a determinado ponto por uma curiosa junção Pink Floyd e funk - fez os Dapunksportif enfrentarem-nos com muito maior energia e naturalidade.
O pouco repertório da banda é ainda um ponto que desfavorece, mas nunca deixou de encantar o público dançante-ouvinte presente no Office. Duas boas canções novas, "Rockaway Beach" dos Ramones e três encores electrizantes completaram o concerto. Mas éramos capazes de os ouvir a noite toda.

No comments:

Post a Comment