2005-04-19

Especular é muito feio

As descrições biográficas, os alinhamentos estratégico-religiosos, as apostas internas de potenciais candidatos a novo Papa, mais não são que especulações e abordagens ilusórias e apelativas ao consumo das notícias por parte da comunicação social que encontra no conclave uma oportunidade (e oportunismo?) extraordinária de se colocar à frente dos acontecimentos. "Quem em conclave entra Papa, de lá sai Cardeal" frase tradicional do Vaticano, mas que jornalistas - em particular os destacados nestes dias na Santa Sé - ignoram, quase insanos nem pensando noutra coisa debitam palavras cujo conteúdo fará algum sentido no fim, quando fumo branco sair da chaminé e se souber quem é de facto o novo líder da Igreja?

- - - -
O Cardeal alemão Joseph Ratzinger de 78 anos, é o novo Papa e escolheu o nome Bento XVI. Será, como diziam, um Papa de transição, ou algo de novo? Pelo menos do ofício e da estrutura já tem conhecimento.

Eu teria preferido, como perfil alguém mais progressista, não-europeu, negro, indiano ou asiático. Veremos como será a importância da Igreja nos próximos anos. Segundo as Profecias de São Malaquias este é o penúltimo Papa antes do fim... e o homem já tem 78 anos...