2007-06-06

London2012 brand: isto?



É estranho, muito estranho no mínimo. No máximo, acrescento, é péssimo. Tão mau que o video promocional provocou crises em uma dezena de epiléticos ontem à noite, segundo noticia o The Guardian. Entre uma suástica partida e, remotamente, pegando em tipografia original grega, o novo logotipo para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, revelado há dois dias está a gerar imensa controvérsia. Até surgiu uma petição online para mudar o logotipo: We, the undersigned, call on the London Olympic committee to scrap and change the ridiculous logo unveiled for the London 2012 Olympics. Esta marca é inédita por ser o mesmo para os ParaOlímpicos, mas convenhamos - sendo politicamente incorrecto - a organização tomou a todos como deficientes. É a brand mais longe dos cidadãos, exactamente o oposto do pretendido.


Aconteceu aqui o contrário do logo para o Euro2004 Portugal. O logotipo de candidatura de Londres, não sendo perfeito, era mesmo assim muito mais emotivo. As fitas com as cores olímpicas trazem unidade e simbolizam cooperação, representando também a forma e o percurso do rio Thames através de Londres.

Entendo perfeitamente os argumentos apresentados, mas apesar disso tudo confesso, com pesar, que a identidade que custou £400,000 (cerca de €600.000) pagos à Wolff Olins não resulta e continuo a ler 20-R, ou LO-R. Agressivo, nada unitário e desconcertante, os efeitos de emoção e apelo, insight e espírito olímpico não estão presentes nesta marca.
Entre coros de espanto e críticas em Inglaterra nos últimos dias, a aceitação vai ser dificil, ficando sempre em comparação com logotipos anteriores de indiscutível qualidade de design e arte como Barcelona92, Sidney2000 ou Atenas2004, até mesmo a simplicidade - antes da era brand - dos jogos olímpicos de Montreal1976 e Moscovo1980 funcionam melhor.



Com um plano ambicioso para a cidade e os cidadãos unidos neste projecto olímpico, todas as magníficas edificações ficarão manchadas com a inserção desta identidade.