2007-06-10

Centro



Centro Histórico e Urbano
Agência para a Promoção e Desenvolvimento dos Centros Urbanos de Leiria, Batalha e Porto de Mós



Conceito

Porque as cidades nascem de um ponto. As cidades expandem-se e esse ponto torna-se o centro. As pessoas habitam a cidade, vivem o centro. O centro nevrálgico, político, económico, social.
A importância do centro. A centralidade enquanto entidade viva da cidade. A história, a tradição, a identidade da cidade. Centralidade com estratégia e qualidade. Centro para o futuro, a diversidade e a cultura. Centro de revalorização, reunião e desenvolvimento. Centro para as pessoas. No centro do ser humano o coração. Os cidadãos são o Centro. Centro, o coração da cidade.

©2007. Trabalho realizado em parceria.









O que é a Agência para a Promoção e Desenvolvimento dos Centros Urbanos de Leiria, Batalha e Porto de Mós?

Com o objectivo de profissionalizar a gestão dos centros históricos de Leiria, Batalha e Porto de Mós, a ACILIS e as Câmaras Municipais destes três concelhos constituíram a Agência para a Promoção e Desenvolvimento dos Centros Urbanos de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Para esse efeito, foi apresentada uma candidatura ao URBCOM (Programa de Incentivos ao Comércio Tradicional), já aprovada, que irá permitir o desenvolvimento de diversas actividades nos três centros históricos, nomeadamente desfiles de moda, feiras temáticas, semanas gastronómicas, criação de um gabinete de apoio ao consumidor e de um portal do comércio, prestação de serviços na área da higiene e saúde, entre outros.

Gerir de forma integrada os centros urbanos recorrendo a financiamentos futuros, de requalificação de espaços públicos de apoio ao pequeno comércio, é o grande objectivo desta Agência de Promoção e Desenvolvimento, pelo que os comerciantes serão chamados a intervir como parceiros nas várias iniciativas a realizar.