2006-07-06

Injusto



Qualquer derrota é injusta, mas a de ontem foi-o claramente. Sem menosprezar a França, sólida e potente, o certo é que face à perigosidade e à bravura de Portugal, os gauleses viram-se na obrigação de defender mais que atacar. A sorte acompanha sempre os que vencem, e o penalty - quanto a mim não foi, há nítido "mergulho" de Henry sentindo o toque - foi quase a única forma dos franceses alcançarem o golo. Todos rezámos para que Ricardo defendesse mais uma vez, foi quase, mas Zidane (lindo jogador) afastou-nos de novo da final. E assim se repete a tradição, absolutamente fértil para todas as selecções neste Mundial, com a França a eliminar Portugal em meias-finais. Num penalty inexistente, e outro por marcar para nós (mas aí tenho dúvidas). Há a sensação de uma subtil arbitragem tendenciosa, afinal os euros franceses valem mais que os lusos. Vem ao de cima o conceito de pequenez face aos países grandes e às "manobras" da organização (o que a FIFA desejava era uma final Brasil-Alemanha), que não sei se devemos explorar isso tanto. Contudo, um sentimento de injustiça, pois não fosse a penalidade...

Num jogo emocionante (dos melhores do Campeonato), limpo, talvez não tão audaz quanto isso, mas impedido pela argúcia defensiva da França - Cristiano tinha sempre dois, três jogadores em cima dele, Pauleta esteve muito bem marcado - e pela desilusão da contribuição de Deco, não trazendo para o jogo aquilo mais se precisava (o mágico não conseguiu ritmo de jogo durante o torneio) e, crítica a Scolari, não ter apostado em Nuno Gomes (outra vez), mas a equipa acusou cansaço, depois angústia e nervosismo.

Os nossos rapazes lutaram, mas quem não marca perde - os remates de Figo e Meira poderiam ter dado golo - e até ao último segundo, colocando toda a França como um enorme bloco defensivo e até a ajuda de Ricardo (22 jogadores num terço do campo).
Parabéns mesmo assim. Não fizémos a festa para a final, mas estamos orgulhosos. Sábado, novamente em sofrimento contra a (magoada) Alemanha.

2 comments:

  1. AnonymousJuly 06, 2006

    Peco desculpa pela arrogancia ontem, estava obviamente chateado e ja tinha bebido umas! acabei por descarregar em voces.
    Realmente os Frances agarram-se ao 1-0 e mandavam a tropa toda em cima do Ronaldo. O Henry foi tocado e soube aproveitar, o Ronaldo mandou-se assim como outros o fizeram (detesto isso). Nao acho que a arbitragem fosse tendenciosa de todo, perdemos e pronto!
    Tivemos bem enquanto durou.

    ReplyDelete
  2. AnonymousJuly 06, 2006

    realmente foi um jogo estúpido, só nos faltou sorte e o nuno gomes...

    ReplyDelete