2004-06-01

Objectivos do Design

“o design... é uma manifestação da capacidade do espírito humano para transcender as suas limitações”
George Nelson, The Problems of Design, 1957

O Design assume-se como multidisciplinar, concebe, planifica e concretiza ideias, soluções, objectos e formas de comunicação com o objectivo de servir o Homem, a Sociedade, a Economia e o Meio-Ambiente.
A prática de planificação e busca de soluções originais aplicadas em cada trabalho visam expandir o negócio dos clientes, sendo também um factor importantíssimo para a modernização, a definição de estratégias e formas de competitividade vantajosas e eficazes para enfrentar o mercado.

Falar de Design é também falar do Homem e do espaço que o envolve, pois tudo é Design (a forma deve corresponder à função).
O ser humano é uma máquina cujos elementos foram e são objecto de análise, espanto e mesmo de inspiração para diversas aplicações. Exemplo: a mecânica do nosso braço é aplicada em sistemas de alavanca usadas na construção civil, na indústria e na exploração espacial.
O ambiente envolvente determina por si só o próprio Homem, na forma como o vive, na sua relação de espaço, forma e tempo. As coordenadas físicas do espaço, que se podem definir como espaço vivencial, são também psicológicas e sociológicas, e dividem-se em espaço vivencial ergonómico (na relação do manuseamento de objectos e do corpo a esses objectos) e espaço vivencial sociológico (englobando os espaços arquitectónico, urbano e rural). O Design entra aqui como disciplina global de planeamento para o estudo, classificação, concepção e organização desses espaços. A interacção espaço/homem é um facto sobre o qual muito se pode trabalhar e desenvolver.

Sendo o Homem o único ser vivo que cria objectos e com eles o seu próprio ambiente, o Design procura melhorar a funcionalidade e a configuração de ideias, objectos e formas de comunicação.

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