2004-06-03

Objectivos do Design II

1. Estratégia
Um dos objectivos primordiais de qualquer empresa é saber como chegar ao público-alvo. E determinados serviços e produtos necessitam de formas de abordagem eficazes para vingarem no mercado.
Ora a estratégia é um elemento importantíssímo para a viabilização e vida futura de uma empresa. E o Design tem aqui um papel primordial no planeamento de soluções e caminhos a seguir. Aliado ao Marketing, o Design pode definir estratégias globais (para a empresa) ou estratégias específicas (como para determinados produtos ou campanhas) de uma forma integrada, não se perdendo tempo nem sinergias, mas sim ganhando visões e ideias de futuro, organização, e tornado-se um factor de competitividade e sucesso.

2. Comunicação
Se não se comunicar, ninguém fica a saber. Ora, segundo factor primordial numa campanha é a comunicação. Pensadas que estão as estratégias de evolução, há que projectá-las em estratégias de comunicação. A comunicação, seja ela institucional, cultural, política ou publicitária, alimenta-se de todas as formas de arte e cultura. Aqui o designer organiza o sentido das mensagens, com propostas de soluções conceptuais, através de elementos linguísticos e formas gráficas originais, que serão reproduzidas em 2 ou 3 dimensões.

3. Criatividade
Terceiro factor importantíssimo numa campanha ou estratégia é a qualidade e força criativa que é dada na comunicação. A versatilidade inventiva do homem, raciocionando e actuando sobre o ambiente, e o Design e a criação artística são duas faces da mesma moeda.
O designer, profissional de comunicação formado em escolas qualificadas, é um artista-autor que concebe, dá forma e coordena a realização de um processo criativo original, onde a sua sensibilidade e referências estéticas, culturais e vivenciais são também factores importantes para a concretização de um todo coerente.

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