2011-09-20

Branding 10,000 Lakes



Why not (re)make USA's 10,000 lake identities, as for the ones that exist are bad?
Nicole Meyer has gone on this herculeous endeavour that may last 27 years until she completes the last american lake. The ones concieved so far are very good.
See much more here.



E porque não (re)fazer as identidades dos
10 mil lagos dos EUA, já que as actuais são más?
Nicole Meyer enveredou numa tarefa hercúlea que poderá durar 27 anos até fazer o último lago americano. Os já concebidos são muito bons.
Muitos mais neste link.







Via Logo Design Love
_

2011-09-15

Tatooine



'Star Wars' planet discovered with two suns
Kepler-16b, which orbits two stars like Tatooine in the science fiction film, was detected by Nasa's Kepler spacecraft
The Guardian
_

2011-09-08

Sardinhas


2011-09-06

Citroën Tubik Concept




Via Fubiz

2011-09-02

Livraria 107, uma segunda casa



Livros, livros e mais livros ao meu redor é como o Tio Patinhas na sua piscina de dinheiro. Enquanto vivi nas Caldas, a Livraria 107 era o meu espaço privilegiado, particularmente as visitas e compras aos sábados de manhã. Uma segunda casa. O Gil Vicente adoptou literalmente a livraria como sua casa, tornando este gato o mais famoso guardião da literatura. Vários anos passaram, e quem reina agora é a Florbela Espanca, gata dócil e tímida. E neste periodo de dez anos ausente noutra cidade, a minha assiduidade reduziu drasticamente. E pelos vistos, por muito mais gente. Por causa da concorrência desleal dos CTT, dos preços imbatíveis dos supermercados, da recente Bertrand fria mas conveniente por existir num centro comercial, das crises económicas que se avolumaram. Os negócios evoluem com a sociedade, os mercados, os consumidores, esta é a dura realidade. No confronto de pequenas e carismáticas livrarias de proximidade versus marcas-franchising de grandes impessoais espaços de venda de livros, no fim vencerá o concorrente maior.
Mas nunca poderia a 107 perder a sua referência enquanto espaço emblemático; nunca pelas pessoas que lá trabalham. Porque esta singular livraria, não vale apenas pelos livros, pela cultura, pela sua essência enquanto espaço de literatura, pela dedicação das suas funcionárias - a Livraria 107 é igualmente a Isabel Castanheira, senhora extraordinária, que a criou na década de 70. É graças a ela que existe cultura nas Caldas, os encontros com escritores, as tertúlias, os autógrafos, o tranquilo e caloroso abraço daquela loja, exígua mas nunca pequena demais para albergar um imenso universo criativo.

A Isabel costuma dizer que a minha mulher (e eu) a tornámos numa revolucionária. Estávamos em Setembro de 1999, no instante inicial da carnificina e terror que em Timor eclodiu dias após o referendo para a independência. Pela origem timorense da Isabel, a minha mulher perguntou-lhe se iria fazer algo. Não, respondeu ela. Mas depois aquele "não" desconcertou-a de tal forma que a despertou para agir. Organizaram-se vigílias-protesto na Praça da Fruta. Convidaram-se escritores timorenses. Desenhei autocolantes com mensagens contra a situação e pelo fim do conflito. Fiz o design de um cartaz e dos bilhetes para um concerto de angariação de fundos que se realizou nos Pimpões, com o Maestro António Vitorino d'Almeida como um dos participantes. Mobilizámos os amigos e praticamente toda as Caldas, num movimento espontâneo e único de solidariedade e paz, à semelhança com os que floresciam por diversas cidades do país. E foi muito bom contribuir e viver aquela experiência, ainda para mais quando poucas semanas depois a intervenção da ONU com tropas australianas terminou a repressão na ilha-crocodilo.
Como sinal de gratidão, a Isabel ofereceu-me um livro que desde então guardo com orgulho e carinho: "Mar Meu", poemas do heroi Xanana Gusmão.

Um dos meus sonhos (daqueles inconcretizáveis) seria adquirir todo o centenário edifício e transformá-lo integralmente numa diversificada imponente livraria. Nunca contei isto à Isabel, mas seguramente que ficaria feliz com uma ideia destas, a partilha da paixão pelos livros e os leitores. Os dois primeiros pisos seriam espaço livreiro, mais área e conforto disponíveis; o último piso ofereceria um local para tertúlias, apresentações de livros, pequenos concertos, regados por um aprazível bar, e convidando à felicidade de noites únicas. Assim, a Livraria 107 se transformaria num espaço ímpar na cidade, onde a cultura e o habitual encontro nos abraçariam como nunca antes visto.

Tudo que tem um princípio, tem um fim. E um fim aproxima-se também para a 107. É obviamente com tristeza que se assiste ao fechar deste lugar de referência. Mas espaços de referência sem dinheiro não têm futuro, disse-me a Isabel há semanas. Em setembro a porta fechará pela última vez, afinal um acto de coragem que sempre a caracterizou. Sentiremos a falta daquelas prateleiras recheadas, daquela luz suave que entrava recortada entre os livros em destaque na montra, e claro da simpatia da Isabel que sempre nos encantou, e das inúmeras oportunidades que nos proporcionou com a livraria. No entanto, sentimo-nos honrados e orgulhosos por, ao longo destes muitos anos, termos contribuído no possível enquanto clientes e amigos, não apenas nós mas seguramente muitos dos que lá entraram.

Obrigado Isabel, e muitas felicidades para o futuro.
_




Gazeta das Caldas: Livraria 107 não resiste e está em risco de fechar

2011-08-31

Post-it wars



French workers are fighting an art battle on their office windows
– using multicoloured sticky notes.

_

2011-07-21

The Final Mission



It's quite ironic to see the end of the spaceshuttle missions on the same day, years ago, when Neil Armstrong made his first step on the Moon. That giant leap inspired us all. With Challenger, Columbia, Endeavour, Discovery and Atlantis millions of people around the world kept the dream of space alive. So many children along these thirty years wished to be scientists and astronauts, because of these spaceships.
NASA captured the imagination of the planet with missions of science, danger and adventure. The International Space Station (ISS) may be a project that Earth can be proud of, but from now on there'll be a strange emptiness. The crisis killed the program, but mainly, I believe, due to constant mismanagement of the ideals and projects of NASA in the last 15 years by the US government. The unacceptable spending on endless wars are the last reason. The lack of money is a new national shame upon a unique enterprise such as NASA.
Farewell Atlantis. And thanks to thousands of people that made all this possible.
_

É quase irónico que a última missão do spaceshuttle ocorra no mesmo dia quando, há quarenta e dois anos atrás, Neil Armstrong deu o primeiro passo na Lua. Aquele salto gigantesco inspirou-nos. Com o Challenger, Columbia, Endeavour, Discovery e o Atlantis milhões de pessoas no mundo inteiro mantiveram vivo o sonho do espaço. Tantas crianças ao longo destes trinta anos desejaram ser cientistas e astronautas, por causa destas naves.
A NASA capturou a imaginação do planeta com missões de ciência, perigo e aventura. A Estação Espacial Internacional (ISS) pode ser um projecto para orgulho da Terra, mas a partir de agora há uma estranha sensação de vazio. A crise matou o programa, mas cabe acima de tudo a responsabilidade, nos últimos 15 anos, ao governos dos Estados Unidos pela contínua má gestão dos ideais e projectos da NASA. Os gastos imensos com guerras sem fim foram a razão última. A falta de dinheiro é uma nova forma de vergonha nacional sobre uma empresa única como é a NASA.
Adeus Atlantis. E obrigado a milhares de pessoas que tornaram tudo isto possível.
_

2011-07-20

Europa moribunda

Reza a lenda que Zeus capturou a bela Europa sob a forma de um touro branco. Milhares de anos depois, o deus do Olimpo é representado pela cobiça dos mercados que mantêm refém a Europa, perdida na sua inércia, enganada no seu rumo, moribunda por carência de audácia política. A falta de visão estratégica da União Europeia prossegue, toda ela se move vagarosa nas decisões, recheada de calculismos egoístas, incapaz de soluções, demolidora dos ideais de solidariedade e progresso comuns.

A verdade dos factos tem conquistado mais adeptos do que sempre defendi: o federalismo. O que demasiados Tratados não souberam fazer, muitos países recearam ou repudiaram. O avanço na aproximação económica há muito que deveria ter tomado um caminho paralelo interligado, na comunhão política como um governo único. A estrutura da comunidade actual está danificada quase até à raíz, assente em pilares confusos, sem poderes e sem estratégia. O desnorte existente, quer por parte da Comissão, de um denominado Presidente da UE apenas protocolar, e dos países membros tem levado a União Europeia à beira da ruína. Presos pelos interesses individualistas da Alemanhã e da França, tudo o resto não se move. As duas maiores economias da Europa têm todos a seus pés pelas piores razões. Tudo isto nós sabemos. Tal como a evidente falta de líderes à altura dos desafios

A Europa clama por mudança, séria e audaz. A Europa precisa de liderança, visão e estratégia. Necessitamos de uma nova orgânica política e social da UE. Necessitamos de um governo eleito por todos os europeus, tal como os eurodeputados o são. Urge recuperar o ideal de progresso comum e o crédito internacional de um projecto único. É absolutamente essencial que também nas instâncias europeias os cidadãos façam parte do processo político - aproximando-os com verdade, transparência e responsabilidade. O sucesso da Europa está nas pessoas e nas suas capacidades, numa estratégia comum integradora, progressista e solidária.

Arrastar o problema nunca foi solução eficaz, mas andamos nisto há anos. Se a Europa não der um passo novo, a sua condição moribunda prevalecerá até um desfecho inaceitável.
_

2011-07-12

National Maritime Museum








National Maritime Museum, Greenwich, London
Brand design by SomeOne, London
_

2011-07-06

Axe 2012 Feliz Fin del Mundo



By Ponce Buenos Aires
_

Lixo


Mais uma óptima primeira página do i
SND 2010 Winner World's Best Newspaper Design
_

2011-07-01

edp


Rebranding by Stefan Sagmeister, also author of Casa da Música
A nova marca edp Energias de Portugal








2011-06-24

666


Portuguese newspaper i
SND 2010 Winner World's Best Newspaper Design
_

2011-06-12

Jonah and the Whale, Premium Vodka



Design by TACN Studio, Canada
_

2011-06-07

National Trust


Design Studio H, United Kingdom

2011-05-31

2011-05-27

CooperVision










_

2011-05-25