2009-06-18

Tanto



O valor de um homem não é medido pelo seu tamanho, mas sim pelas suas capacidades. E a qualidade paga-se. Ser bom e trabalhar para isso merece recompensa. Mas o peso do dinheiro pode ser demais para a balança do entendimento de qualquer um. Cristiano Ronaldo, português, melhor jogador do mundo, chega (por fim) ao Real Madrid por uma quantia astronómica. Trata-se de um novo recorde de transferência, e para a segunda equipa "galáctica" do Real em menos de dez anos. Contudo, por muito bom que seja - e sem dúvida que CR é - imaginar pagar €94M por alguém causa muitas perplexidades. Porquê tanto dinheiro? Porquê investir tanto num jogador de futebol? O bom senso leva-nos a avaliar tal quantia para tantas outras áreas - sociais, económicas, médicas - onde fariam mais falta e com uma utilidade muito maior. Investir quase cem milhões de euros na luta contra a malária faria toda a importância.
Numa crise mundial inédita, o uso de dinheiro tem de ser ponderado. No entanto, é de investimentos que precisamos para sair dela, e a "indústria" do futebol faz girar a bola do dinheiro. O Manchester United usará o pagamento para saldar dívidas. Outros clubes e empresas associadas verão este entrelaçado de relações como uma boa oportunidade para ultrapassar maus momentos.
Mas, faz sempre impressão, quase a roçar o escândalo, tanto dinheiro por jogadores de futebol. Numa hora Cristiano e Kaká ganharão mais do que muitos num mês. Não vejamos isto como inveja, mas tentemos compreender que a injustiça está mais do nosso lado que do deles. Eles são os melhores do mundo e merecem. No entanto não são os desportistas mais bem pagos do planeta. Na Fórmula 1, no ténis e no golfe, todo o investimento circula ao nível mais alto, fazendo muita gente e muitas empresas felizes.