2007-05-02

Reino (des)Unido-IV



300 anos de União

Completam-se três centenas de anos de um inovador projecto político. Mas existem hoje razões para festejar? Certamente que se podem celebrar diversos feitos e efeitos de um casamento exemplar, mas dada a conjuntura actual, onde milhares de soldados ingleses, escoceses, galeses e irlandeses combatem na mais sangrenta e ilegítima das guerras em nome de um governo britânico que mentiu ao povo e ao mundo para se envolver no atoleiro do Iraque, poucos se lembrarão desta data.
O The Guardian (08.02.2007) interrogava-se se a relação entre a Inglaterra e a Escócia poderia durar outros 300 anos.


As eleições regionais
Marcadas para quinta-feira as eleições regionais poderão ser cruciais em determinados círculos eleitorais. E praticamente todos eles tenderão a provocar mossa no Partido Trabalhista que, por sua iniciativa, foi o autor de dois dos mais importantes documentos sobre os estatutos das nações que constituem o Reino Unido. O chamado Devolution Act de 1999 permitiu o regresso do Parlamento escocês e, instituição de uma Assembleia Galesa.

Com o referendo de 1998 que ratificou o Devolution Act, o sentimento nacionalista escocês foi crescendo e, segundo as últimas sondagens o SNP vai sempre na frente, relegando o Labour para segundas e, terceiras posições atrás dos Liberal Democrats.