2007-05-11

Goodbye for now



É conhecida a minha ligação a Inglaterra e ao habitual destaque que dou aos assuntos do Reino Unido. A saída hoje - e o discurso - de Tony Blair não poderia passar sem comentário. O New Labour criou de facto um New Britain, e este Prime-Minister foi o principal autor desta mudança. Mas qual o legado que Blair deixa para os britânicos e para o mundo? O discurso de despedida enumera diversos desses aspectos, ressalvando a questão de que "Britain is a leader" e que se tornou num país para o século XXI. Contudo, e tal como na sátira desenvolvida no telefilme do Channel4, o que fica é o Iraque. Tão injustamente como com toda a justiça. A intervenção com os EUA foi o seu maior erro — um enorme erro — e por conseguinte o maior erro do Ocidente cuja resolução ficará para as calendas gregas. Mas o Labour de Tony e a sua acção no Reino Unido não pode ficar manchada por isto, pois a transformação e a evolução foi imensa. Em dez anos passou-se de um país teimoso e isolacionista, para o mais aliciante de toda a Europa. Reformas na estrutura do Estado, paz na Irlanda do Norte, salário mínimo, mais de 100 novos hospitais, poderio da libra e aproximação à Europa, etc. Novos valores de confiança, empreendedorismo e multiculturalismo se instituíram. Os atentados de 2005 são resultado mais da globalização a que Al-Qaeda também aderiu, mas obviamente devido papel no guerra do Iraque. Tony Blair, prejudicou o seu enorme capital político — o maior defensor da reabilitação de África — pelo que o seu futuro até poderia passar, por exemplo, como um próximo Presidente da Comissão Europeia, porventura mais eficaz que a última presidência da UE pelo Reino Unido.
Estando do lado de fora, é mais fácil tecer comentários mais positivos. Contudo é inegável a importância do papel político e histórico, e isso independentemente de julgamentos vários, não deixará de existir.

O Reino Unido cresceu, mas diga-se que nada do que sucedeu não o poderia ter sido feito sem as políticas económicas de Gordon Brown, há 10 anos Ministro das Finanças e que se prepara para o suceder. Será a partir de 27 de Junho que se verá o quão longe poderá ir esta nova realidade Labour, que tanto pode ser positiva como o canto do cisne que dará lugar ao "Tory Blair" David Cameron.