2006-12-21

Pocoyo


Eis a minha paixão do momento. E do meu filho também. Chama-se Pocoyo e, depois da ternura do Ruca, igualmente produzido com claras intenções pedagógicas, esta animação em 3D simulando bonecos animados é uma imensa delícia. Vemos uma criança de 3 anos a comportar-se como tal. Vejo nele o meu filho, e ele aprende e reconhece coisas que acontecem no seu dia-a-dia. Concebida pela espanhola Zinkia, é a maior e melhor novidade deste ano. Extrema simplicidade, divertimento puro e aprendizagem profícua. Venceu um BAFTA para melhor série pré-escolar.

De tanta animação medíocre que nos últimos 15 anos têm surgido, nos últimos três houve finalmente uma atenção especial para aquelas crianças mais pequenas que, sempre fascinadas pela TV ficavam negativamente grudadas em programação imprópria para a sua idade. Começou com o Noddy (que cedo se transformou numa imensa máquina comercial, desvirtuando o conceito, e cansando a cabeça de tantos pais), o fascinante Ruca, (vindo da tradicional e excelente produção canadiana), o Bob Construtor (em saudoso stop-animation), Vamos Procurar a Boo, o - agora melhor explorado - Patinho (única animação nacional) e, com interacção das crianças, Os Pequenos Einsteins (ciência e música divertidos) e a Blue, que "entronizou" o Duarte na nova referência humana da programação infantil. Todos estes passam na 2: Ou seja, serviço público de qualidade. Mesmo que o canal Panda seja uma boa escolha, onde também Noddy e Ruca por lá passaram, este peca imenso por muita animação japonesa vulgar e inapropriada, quer pelo argumento, quer pela imagem.

Como a TV é hoje quase absolutamente impossível de fugir - o acto de a desligar é quase tão difícil como deixar de fumar - e a sua presença no mundo actual cada vez mais tecnológico torna-a bem diferente, enquanto pais temos a responsabilidade de proporcionar aos nossos filhos programação de qualidade, no meio de tanta violência e inconsequência intelectual. Abaixo Floribella's e Morangos, não é isso que deve ser entretenimento onde esta também possa ser aprendizagem. O meu fascínio pela animação manteve-se desde pequeno. Estou eu ao lado do meu filhote, de 3 anos recém-completados, a ver estes programas tão interessado e feliz como um puto de verdade. Daí também a minha tendência para a ilustração infantil.

Mas voltando ao Pocoyo, ainda não há DVDs nem qualquer objecto de merchandising em Portugal. Estou impaciente! Se quiserem saber mais visitem o site.
De segunda a sexta às cerca das 19:45, no início do ZigZag da tarde, na 2: