2004-07-29

Incompetente país o nosso

É impressionante. Eu continuo a ficar chocado. Já não devia. Pouco mais há a esperar.
Inacreditável o nível de incompetência, incúria e negligência que parte significativa de governantes e outros indivíduos que possuem bens demonstram ano após ano.
Depois da tragédia do ano passado com incêndios florestais nunca vistos, este ano, a devastação prossegue - e promete mais - quando o governo prometeu que ia pôr mãos à obra para prevenir e criar mais e melhores meios de combate aos incêndios. Criou-se em Dezembro 2003 a Agência de Prevenção de Incêndios e a primeira reunião da comissão foi a... 30 Junho 2004. Bestial, não é?

É certo que a lei actual impossibilita a intervenção estatal quando 90% das matas e florestas são propriedade privada, mas será tão dificil criar condições legais de modo a fazer limpezas, ordenamento do território, colocar mais postos de vigia, tudo em cooperação com autarquias e proprietários? Com uma população prisional em excesso, não haveria condições de parte destes cidadãos contribuirem para a sociedade e fazerem parte destes trabalhos? Quando tudo parecia impossível que a história se repetisse, eis que este ano o flagelo continua tão grave ou mais que no ano passado. Cada vez mais área florestal e ambiental perdida, cada vez mais áreas protegidas vítimas de criminosos que incendeiam e de criminosos que negligenciam.

As zonas de floresta, riqueza impressionante deste país, é cada vez menos uma prioridade política ao contrário do que nos fazem acreditar. Será que ninguem neste país compreende a importância da mancha florestal? Representa riqueza ambiental, económica e mesmo turística. Arrábida e Monchique diminuem a olhos vistos, qualquer dia perdemos o Gerês. Se calhar querem é que arda tudo, tornar o território num grande deserto europeu, tirando daí dividendos económicos invulgares como turismo com camelos e palmeiras e eventualmente dezenas de poços de petróleo entregues a empresas americanas amigas do Bush...

Em vez de comprar 3 inúteis submarinos, incrivelmente caros, com o mesmo dinheiro poder-se-ia adqurir dezenas de aviões de combate aos incêndios, equipar moderna e profissionalmente os bombeiros, criar condições técnicas e humanas de prevencão, ordenamento e combate aos fogos. Mas não. A merda dos submarinos são mais vitais para a segurança nacional (para impedir invasões de temíveis inimigos de mares profundos) do que a preservação do território nacional.

E ontem ardeu o Convento do Beato, em Lisboa. Propriedade privada de notória e usual utilização para diversos eventos, parece que não tinha meios nenhuns de prevenção e combate a possíveis incêndios. E assim 70% do edifício ardeu em apenas uma hora...

Como vêem, políticos ou não, quem tem poder é incompetente e só pensa em si próprio. O nível de responsabilidade e sentido de dever de estado e cidadania já não existe. Pessoas que sabemos que poderiam fazer bom trabalho não o fazem porque há outros que lhes minam o caminho ou os acontecimentos tornam impossível. António Vitorino, Medina Carreira, Marcelo Rebelo de Sousa são alguns exemplos. Mesmo até Cavaco Silva nos pareceria melhor que o que lá está agora. Costumo dizer que eles são inteligentes demais para um grupo polítco dominante ignorante e mesquinho e um povo igualmente ignorante e desinteressado.

Aconselho vivamente a leitura dos seguintes artigos, ainda mais causticos que o meu:
Artigo de Nicolau Santos, Expresso
Artigo de Miguel Sousa Tavares, Público de sexta passada. Nunca li MST tão furioso.


Nota1
Basta ver o inexistente funeral de Estado e respectivas honras a Maria de Lurdes Pintasilgo, mulher intelectual e profissionalmente espantosa, que sempre considerei injustamente ignorada pela maioria das pessoas. Só o Bloco de Esquerda nos últimos anos conseguiu "recuperá-la" para o público.

Nota2
16 seguranças para o Santana...
Aquilo deve ser para impedir mulheres histéricas de treparem o homem

2 comments:

  1. AnonymousJuly 29, 2004

    Meu amigo, dou-lhe toda a razão, que país de incompetentes de merda e, o pior de tudo é termos ficado com um primeiro ministro que nem foi a eleições, um primeiro ministro que nas duas Cãmaras Municipais por onde passou deixou dívidas avultadas. O que será que irá acontecer ao nosso país quando o Sr. Santanás Lopes sair do governo, sim porque não acredito que ele fique nas próximas eleições. Com certeza iremos andar muitos anos a pagar as dívidas que ele nos vai deixar, fazendo com que fiquemos sem dinheiro para o que realmente é necessário para o país.

    Cada vez mais perco o pouco patriotismo que tenho pelo país que me viu nascer, tendo cada vez mais vontade de abandonar Portugal.

    ReplyDelete
  2. AnonymousJuly 29, 2004

    Prova disso é o facto de Portugal ter recusado a apoio de outros países da Europa pois achou "caro" o aluguer dos aviões. Devem ter pensado: "Ainda não nos cheira a queimado em Lisboa. Os tipos que andam a combater os incêndios que aguentem. Já que nós tb aguentamos o cheiro a queimado, mas da Assembleia."

    ReplyDelete