2004-07-01

Ele será sempre um herói



Pelos campos do mundo senha e signo
ele não desiste e nunca repete
e em cada rua é um menino
de camisola número sete.
Pelos campos do mundo seu nome é quem nos diz
ele corre e finta e dribla e com seus pés
pelos campos do mundo escreve o seu destino.
Por isso diz-se Figo e é um país
com ele o sonho é português.


Manuel Alegre


Para mim, há muito que ele é o melhor jogador do mundo. Os tempos em Barcelona fizeram-no o maior craque depois de Eusébio, e Ronaldo só foi grande na altura porque tinha um colega chamado Luis Figo.
É com muita tristeza que vejo como o povo português consegue destruir tão rapidamente alguém que sempre deu o máximo de si. Mas Figo ontem, no jogo da meia-final, provou mais uma vez (aliás ele não precisa de provar nada) o quanto é imprescindível. Como dizia o ex-director desportivo do Real Madrid Jorge Valdano há alguns anos, Figo não é capaz de jogar mal. Só que como é o melhor marcador depois de Eusébio e já não marca golos há algum tempo as pessoas pensam que já não serve. Mas quem é que distribui o jogo, pensa o jogo, lidera em campo? Os colegas dele, por todas as equipas onde alinhou sabem bem o valor dele. O empenho e a concentração dele em campo são impressionantes. Em Espanha, apesar da má prestação final do Real Madrid, foi reconhecido por todos como o único que nunca baixou os braços.
Ele luta até ao fim.
Se mais pessoas fossem assim, se mais empresas funcionassem como equipas com espírito vencedor, este país seria melhor.

A vitória de ontem frente à Holanda foi difícil mas muito mais fácil de ultrapassar que a Inglaterra. Tal como eu esperava. A confiança que tenho em Figo e em toda a equipa é o que sempre faltou a muita gente neste país. É preciso acreditar que podemos vencer. E isto aplica-se muito para além do futebol, aplica-se ao trabalho, à luta por um país melhor, por um mundo mais justo.

No final do encontro os abraços de todos com todos foram a maior emoção de todas nessa noite. Refiro em especial o abraço forte e longo de Luis Figo e Rui Costa. Os veteranos que nesse mesmo dia em 1991 ganharam o Campeonato Mundial de Júniores. A felicidade e também o alívio que Figo sentiu e partilhou com o seu velho companheiro por finalmente terem conseguido chegar a uma final, foram muito tocantes. A essência do homem-Figo estava ali também. Assim como está na sua fundação que apoia crianças.

Domingo venceremos. Esta selecção merece. Luis Figo, melhor jogador do mundo, merece.

1 comment:

  1. AnonymousJuly 01, 2004

    Tens toda a razão.
    O que o "povo" precisa é de ânimo e nesse aspecto temos muitos motivos para tal acontecer. Tanto que se fala e falou do esforço que foi para o nosso país suportar todo o investimento da organização deste evento, esta é uma forma de demonstrar algum resultado prático de todo este empenho.
    Portugal merecia esta vitória e merece a vitória na final.
    Domingo será um grande dia para o nosso país.

    FORÇA PORTUGAL
    VIVA FIGO

    ReplyDelete