2009-03-27

Caldas Welcome

Caros e queridos amigos arquitectos, designers (e outras profissões) e, especialmente para aqueles que tenham laços com a cidade de Caldas da Rainha. Como sabem sou um amante de arquitectura e o urbanismo, quer nos seus aspectos criativos e artísticos, quer nos seu contornos sociais e políticos. Foi apresentada há dias no Centro Cultural e de Congressos a iniciativa "Caldas Welcome", onde se procura pensar sobre a intervenção na cidade.
Nas últimas semanas tenho vindo a elaborar um conjunto de textos sobre diversos aspectos da cidade das Caldas sob o tema "Pensar a Cidade", parte inicial já no blog neste link, antes de ter conhecimento desta iniciativa. Diversas questões apontadas nessas linhas enfocam sobre a falta de estratégia e de ideias para o município.
Acontece que pelos vistos existem agora algumas, o que, não foge à crítica também inscrita no meu texto de que quando surgem o são em ano eleitoral...

Sem querer desvalorizar o trabalho do Vereador ou o empenho das equipas responsáveis por algumas soluções, nomeadamente ao nível de urbanismo e planeamento, parece-me à partida fogo de vista todas estas apresentações que sucederão ao longo dos próximos sábados - que sem dúvida farei por estar presente, e depois julgar sobre matéria concreta o quão belo poderá ser a luz desse fogo.
Porque a coexistência num ambiente urbano é muito mais que casa-trabalho-supermercado-casa. São espaços exteriores, o modo como o espaço urbano interage e molda o espaço vivencial entre cidadãos, equipamento urbano, veículos, natureza. Porque uma cidade são as pessoas e a história que elas fizeram, a cultura que nela inscreveram, a identidade individual e colectiva no qual se construiram por via dessa cidade.

Sendo assim, aproveito para, caso seja do vosso interesse, sugerir assistirem à apresentação deste projectos, pensar também vós sobre o que é uma cidade e como algumas soluções poderão ser elaboradas,quer no contexto que nos é mais próximo, como é Caldas da Rainha, quer no sentido mais genérico discutir e analisar como uma cidade do séc. XXI deverá ser.

- este sábado 28
Bar Pópulus, 21:30
“Evolução da cidade contemporânea”. (arquitecto Nuno Antunes)
"Cidade com identidade” (atelier TraçoMais)

- Sábado 4 de Abril
café do CCC, às 21h30
Marketing territorial e o futuro das cidades” (por Álvaro Cidrais)
“Museu da Água” (por Os Espacialistas)

- Sábado 18 de Abril
Mazagran Café, pelas 21h30
“Cidade em movimento” (vereador arq. João Aboim)
“Novo parque da cidade” (atelier Embaixada da Arquitectura)

_