2009-02-25

A New Bus for London



O Mayor de Londres Boris Johnson e a Transport of London, lançaram em 2008 um concurso de ideias para renovar a frota dos icónicos Routemaster buses, os famosos autocarros vermelhos de dois pisos introduzidos em 1954.
Este mês foram anunciados dois finalistas que, ao longo dos próximos meses deverão apresentar protótipo real e planificação de produção.

The Mayor of London Boris Johnson and the Transport of London, issued in 2008 a competition to renew the iconic fleet of Routemaster buses, the famous two-deck red buses introduced in 1954.
The two finalists were known this month, and through the following months they are to present a real size prototype and a detailed production plan.



Este tipo de transporte, para além de todo o simbolismo da sociedade e cultura britânicas é obviamente um excelente veículo para a cidade. Se se constroi em altura dada a escassez de espaço, a optimização do transporte de passageiros de forma vertical torna-se benéfica para a menor ocupação horizontal do espaço rodoviário. E sendo uma ideia com várias décadas, a reformulação do conceito para a Londres do século XXI (onde também cabe a intenção de "matar" os buses articulados introduzidos pelo anterior mayor Ken Livingstone) contribui para definir soluções de design e sustentabilidade melhor elaboradas para o transporte de passageiros.

Estão em exibição no London Transport Museum (Covent Garden, de 14 Fev - 29 Março) todas as propostas apresentadas.




Aston Martin and Foster + Partners



Capoco Design


Outras propostas