2008-12-30

música de bolso

Ao pesquisar videos de Mayra Andrade no YouTube encontrei-me com duas pérolas produzidas pela brasileira Música de Bolso. E é um encadeamento de preciosidades o arquivo que possui no site. Com simplicidade, espontaneidade e intimidade, basta juntar um músico, uma câmara e um qualquer local público.

"Tunuka" por Mayra Andrade e Mariana Aydar
numa rua de São Paulo

2008-12-17

Obama brand explained

Sol Sender e a sua agência, em parceria com a Mode, também de Chicago, foram os responsáveis pela identidade da candidatura/campanha de Barack Obama.
Agora é Brand Strategist na VSA Partners.
Nos videos seguintes, Sender explica o processo criativo e o trabalho desenvolvido.





LogoDesignLove
: Obama logo ideas that weren’t chosen

2008-12-11

Parabéns Manoel


Foto: Pedro Ferreira / V.E.R

2008-12-09

Vancouver 2010





"Transmoflection", a explicação do branding dos Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010. Ou o imenso desafio de mostrar o espírito e a identidade de Vancouver e do Canadá.





2008-12-08

Dexter



Dexter é uma muito original e cativante série de TV, cuja primeira temporada em Portugal deixou muita água na boca. A promoção nos EUA da terceira temporada é brilhante. Pegando em várias revistas americanas (GQ, NewYorker, Wired, Esquire, Rolling Stone, NYT Magazine, Details, etc) há uma feliz transformação destas para a identidade e iconografia da série. Um excelente trabalho de design gráfico.
Mais info aqui.



2008-12-05

Deolinda



Deolinda é um fenómeno fenomenal. É uma delícia fantástica o som, a pertinência, a frescura.
"Fado Toninho" (em cima) e "Movimento Perpétuo Associativo" (em baixo) são as minhas preferidas.

2008-11-25

Timor-Leste: a ilha insustentável



"Este é o retrato implacável de uma realidade que não podemos continuar a fingir que não existe. Estas são algumas das verdades, duras como punhos, sobre um país que sonhou ser diferente - e nos fez também sonhar"

Pedro Rosa Mendes, jornalista há dois anos na ilha, quebra o tabu e explica, num ensaio, por que não acredita no futuro de um dos mais jovens países do mundo.

2008-11-23

Um Mundo Catita



Um Mundo Catita
RTP2, Domingos, 23:50

O trágico e absurdo mundo maravilhoso de Vieira. Por Manuel João Vieira.
Espantoso trabalho (escrita, montagem, fotografia) da dupla João Leitão e Filipe Melo,
onde o profissionalismo e o amadorismo estão numa simbiose fantástica.
A não perder!

2008-11-12

Copa do Mundo Brasil 2014





This fine Brasil 2014 World Cup identity designed by brazilian student Marcelo Halpern, is only a school work, but achieved him a winning prize at the Prémio Bornancini de Design from APDesign (Associação de Profissionais em Design de Rio Grande do Sul).
After the awful brand from Germany'2006 and the very badly one for South Africa 2010, if this comes to be the official brand it would be much more fresh, dynamic and elegant, not falling into brasilian stereotypes, but exploring with success the samba of football and the joyful energy of Brasil.
-
A identidade do Campeonato do Mundo de futebol a realizar-se no Brasil em 2014 é da autoria de Marcelo Halpern, que também foi vencedor do Prémio Bornancini de Design da APDesign (Associação de Profissionais em Design de Rio Grande do Sul) tendo sido um trabalho de conclusão do curso de design.
Depois do muito esquisito logo do Alemanha'2006 e do mal conseguido para África do Sul 2010, vemos neste branding uma atitude fresca, dinâmica, elegante, não caindo em estereótipos brasileiros, mas explorando com eficácia o "samba" do futebol e a alegria brasileiras.

Será design gráfico arte?


http://isgraphicdesignart.com/

2008-11-11

The Pedigree Adoption Drive



Ler a notícia aqui.

2008-11-09

they think different



Barack Obama is the first US President to be a Mac user.
Al Gore, former Bill Clinton's Vice-President and environmentalist Nobel Peace Prize Winner is a long time Mac user, and is a member of the Apple board.



And Dimitry Medvedev, Russia's President, is the most recent member.
Here photographed last week with the most recent MacBook Pro.

2008-11-06

The New Order


CNN's Ralitsa Vassileva talks with Princeton University professor Cornel West about Barack Obama presidential victory.

2008-11-04

Day of Change

Há momentos na História que não queremos perder. Há acontecimentos únicos dos quais gostaríamos de fazer parte. Mesmo à distância de um oceano, a proximidade de uma ideia, de uma força, de uma esperança, de um movimento ímpar, de uma mudança urgente tem levado a mim (e a muita gente) a seguir, e a desejar, que Barack Obama seja eleito o novo Presidente dos EUA. É quase palavra corrente que o mundo também deveria votar para as eleições americanas. A dimensão económica, política e cultural dos EUA exponenciou o conceito de globalização e o sentimento de que também nós poderíamos ter algo a dizer nos destinos que aquele país projecta para todo o planeta.



Ao longo de 2008 criou-se à volta de Obama uma veneração invulgar, particularmente entre nós europeus, acérrimos defensores da sua eleição. Mas este desejo de vitória não advém só de oito anos de mau governo e más decisões da Administração Bush, com opções marcadamente lesivas para a paz e equilíbrio mundiais. A natural mudança de líder, de objectivos, não são factores únicos para a alternativa democrática. Reside no fascínio que este senador projecta. Barack Obama é a personificação de vários sonhos, mitos e ideias. A vontade e a capacidade de conseguir atingir os objectivos propostos. A força de acreditar no bem comum e na igualdade e a personificação da esperança e da mudança. A simplicidade da forma e da acção com claros propósitos para criar um mundo diferentemente melhor. A concretização do sonho de Martin Luther King assente na também sua "fierce urgency of now" que 2008 carrega. Tudo isto é o programa político de Obama, mas nunca como agora se pode tornar possível a sua concretização.

Para além do programa político e económico (com as quais concordo) que a futura Administração Obama implemente nos EUA - todo ele um projecto social e equitativo - as alterações na política externa (retirada do Iraque, apostar no Afeganistão, fecho de Guantánamo) e a aposta decisiva e incisiva em formas limpas de produção energética, que irão ocorrer, espera-se que o novo presidente seja aquilo que de melhor desejamos em alguém - uma pessoa com firmeza de carácter, honesta e de bom julgamento; atenta às necessidades dos outros; com ideias de melhorar e transformar as coisas; capaz de dialogar e promover a paz e a concórdia; um líder.

Há analistas que advogam que ele será uma desilusão assim que ocupar o cargo. Mas é preciso não esquecer que ele será só presidente dos EUA, e não da Europa. Tudo o que fará será no interesse do seu país. Contudo, não deverá descurar uma maior relação com a Europa. Que não deverá sucumbir às armadilhas Iraque e Afeganistão. Que deverá empenhar-se de facto e em concreto para auxiliar a resolução do conflito israelo-palestiniano, por muito que grande parte da solução parta deles próprios. Que seja mais assertivo na aplicação das energias renováveis.



Tentamos fugir ao messianismo, mas existe uma força que leva a acreditar num homem como Barack Obama. O homem certo no lugar certo na hora certa. Barack significa em swahili "abençoado", contudo há quem diga que não existem homens providenciais, ou que um só não muda o mundo. Creio que estão enganados os que assim afirmam, pois a nossa história está cheia de exemplos deste tipo. É não julgar possível que o ser humano tem algo mais para fazer do que meramente habitar este planeta. Obama tem nas suas mãos a possibilidade de mudar o mundo. Ele é a promessa de um futuro melhor. Mas a sua mensagem não contempla apenas isto, engloba toda a gente. Como ele próprio afirma, as verdadeiras mudanças nunca ocorrem de cima para baixo, mas sim de baixo para cima. Cabe a cada um de nós implementar a mudança e acreditar nessa capacidade intrínseca, justa e verdadeira. É esta mensagem de envolvimento global que tem cativado tanta e tanta gente. "Yes We Can" pode ser utopia para uns, mas ao ser humano ninguém pode tirar a felicidade de sonhar, a capacidade de transformar, a oportunidade de tornar a nossa proximidade e o nosso mundo mais igualitário, mais fraterno, mais livre - "the pursuit of hapiness" como está escrito na Constituição. Os ideais da Revolução Americana estão todos presentes na mensagem política de Barack Obama, e nunca deverão ser torpedeados na sua essência, como tão bem demonstra Al Gore no seu livro "O Ataque à Razão" (Esfera do Caos, 2007). O "ex-próximo Presidente" qualifica a Administração Bush como a mais incompetente e perigosa para o futuro da democracia americana e da sua inovadora Constituição. Há que regressar e resgatar os princípios éticos da política, da razão e da verdade.

A candidatura do filho de um queniano negro e de uma norte-americana branca é o sinal certo para a mudança certa. E é também por isso que reside tanta da sua força enquanto candidato. A "inovação" é que ele não é branco. Ele não é negro. Oprah Winfrey diz que não vota nele por ser negro, mas sim por ser brilhante. Obama é um mulato. Um cruzamento de culturas, de identidades, de comunhão. Ele tenta ser o melhor de dois mundos. É também por isso que desejo a vitória. É igualmente por aqui que o caminho novo pode e vai ser trilhado. Até ao topo da montanha. Quem não deseja ver a Terra Prometida?

Hoje, dia das eleições para a presidência dos EUA é mais um dia histórico em 2008. Depois da auto-proclamada independência do Kosovo. Depois do conflito na Geórgia. Depois dos Jogos Olímpicos de Pequim. Depois do início da derrocada financeira.
Hoje é 4 de Novembro e eu "voto" Barack Obama.


_

2008-10-29

autosuficiente



RIVER PLANT AQUARIUM by Mathieu Lehanneur
via inHabitat.com

Cada gota conta



Design de um jovem turco chamado Erdem Selek

our house is a very very very fine house




via yankodesign

my document laptop case



via designboom

- - - - - - - - - - - - - - - - -

2008-10-28

One bike to ride them all


via yankodesign

the sexiest woman



Halle Berry, Esquire
Photograph by Cliff Watts

2008-10-27

o meu cão é a minha luz


via yankodesign

2008-10-14

MacBook+MacBook Pro










Lindo. Elegantíssimo. Tecnicamente inovador.
Ver video aqui.

Review yankodesign aqui.
- - - - - - - - -