2007-01-17

Brand Hong Kong



Já aqui mencionei a questão das Place Brands enquanto elemento essencial, clarificador e divulgador para um conceito de cidade, região ou país. O caso de Hong Kong é daqueles exemplos maiores em como uma definição objectiva para um território é importante. Iniciada com a mais bela bandeira do mundo, novo no seio da República Popular da China e dentro do inovador "Um País, Dois Sistemas" a automonia política (até certo ponto) e económica da ex-colónia britânica procurou a partir de 2001, redefinir-se face ao incremento da globalização e da alta competitividade no seio do "mundo" asiático. A posição que ao longo de século e meio foi conquistando por todo o mundo com as suas características únicas - sociológicas, económicas, arquitectónicas, culturais, históricas e políticas - foram os aspectos que permitiram à Landor conceber uma forte identidade visual da marca Hong Kong com o conceito de Cidade Asiática do Mundo.



“The visualization of "Brand Hong Kong" was executed through a contemporary rendering of the powerful and energetic dragon. The mark is composed of four distinct elements, depicting the Chinese characters for Hong Kong and the letters “HK.” This dual expression symbolizes the blend of East and West inherent to Hong Kong in a style suggestive of Chinese calligraphy. Complementing the visual identity is the brandline, “Asia’s world city,” underscoring Hong Kong’s role as an international hub for business, arts and culture."