2006-06-19
Má identidade Mundial
Quando conheci o logotipo oficial da Mundial de Futebol da Alemanha fiquei primeiro perplexo "isto?", depois "que mau". Até pensei que fosse ainda o logo da candidatura - mau como o da candidatura portuguesa ao Euro2004 - mas de facto é algo imenso, cheio de elementos, demasiado evidente e demasiado vulgar, pobre e sem qualquer sentido de síntese ou conceito global. Uma grande confusão, apenas o lettering se salva: mas mesmo assim fraco na interligação com restantes peças e óbvio na não-aplicação (não tem leitura) na maior parte dos gráficos de TV - oficialmente é utilizado o Futura, letra da Bauhaus...
E então a mascote? É horrorosa, um leão amorfo. Tanto que a empresa que a produzia foi à falência por escassez de vendas.
Erik Spiekermann, um dos designers gráficos mais respeitados da Alemanha, abomina as criações visuais para a Copa do Mundo, do mascote ao logo. Ele explica porquê, em entrevista à DW-WORLD.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment