2006-05-31

Dois anos de blog

2006-05-26

Mac: Protecção contra roubos



UNDERCOVER

Se cumprir a função que promete, UNDERCOVER merece todo o dinheiro nele investido (30 dolares), detectando o nosso computador roubado onde quer que ele esteja.
Será que funciona mesmo?

Timor e Portugal



A Portugal pede-se rapidez na reacção
O que não me pareceu de todo. "Xanana pediu expressamente o envio de elementos da GNR" [PÚBLICO] há já muito tempo, mas o portuga deixa tudo para o fim? É certo que a Austrália fica mais perto, tem mais e melhores meios, mas a accção desta tem sido muito mais eficaz. Na procura - correcta - de um mandato das Nações Unidas (não há que ser fora-da-lei como os EUA), Timor perdeu tempo, ganhando violência, medo e mortes. Apenas hoje (!) partem 3 - três - oficiais da GNR.

Aculitlância na acção
A missão deverá ser muito bem planificada, e profissionalmente executada. A estratégia e sabedoria que deverá ser para médio e longo prazo.

Auxílio para o futuro
Bem longe de uma intervenção neo-colonialista, Portugal pode e deve desenvolver uma posição e uma acção de grande importância para Timor-Leste (ver aqui info). Para além da manutenção da lei e da ordem, o partilhar e ensinar de condutas democráticas e tolerantes, temos o potencial para o desenvolvimento e a construção da nação independente timorense em tantas áreas (económica, industrial, agrícola, serviços, turismo). Transformando-se numa prioridade estratégica internacional para Portugal, onde ambas as partes ganharão, este território pode ser num futuro mais alargado, uma base estratégica importante naquela região para os interesses portugueses.

2006-05-23

Despeitado do Carrilho

Começo por afirmar que não li o livro do Prof. Manuel Maria Carrilho "Sob o Signo da Verdade" (com capa muito boa), mas o que vi ontem no "Prós e Contras" da RTP1 demonstrou um indivíduo que, com alguns argumentos e preocupações correctas sobre o mau jornalismo, deita tudo a perder, ou melhor, perde a face, a credibilidade e tudo o mais, quando conjectura, tal como Pacheco Pereira afirma no seu blog, que "só a nossa curtíssima memória cívica nos impediu de ver até que ponto é mimético o livro do dr. Carrilho das queixas plangentes do dr. Santana Lopes. O chefe do XVI Governo Constitucional também era lesto em referir conspirações contra ele. Também ele declarou que havia agências de comunicação que eram pagas para o denegrir, assim como nomeava os jornalistas que, por cartão de partido ou conjugalidade, participavam no universal ataque de que se sentia vítima. O mesmo denunciou dezenas de conspirações equivalentes às do vídeo com o pequeno Diniz, desde a fotografia com a banda na cabeça, "fora do contexto", até às peripécias de uma sesta, ou da incompatibilidade da agenda do jet set com a agenda oficial. E não foi ele que ameaçou processar empresas de sondagens porque lhe prometiam resultados eleitorais negativos?".

As discussões sobre quem fez isto e aquilo (ficava-se por saber quem de facto), o lançamento de acusações e processos de intenções (esta tão largamente usada) sem sustentabilidade tão notória quando se via os rostos encabulados e perdidos de Emídio Rangel e Carrilho - de facto bastava ver as suas caras, as suas poses para percebermos que, apesar de se acreditar no problema em questão, se vislumbrava rancor, arrogância e sede de vingança. Pacheco Pereira foi a voz da razão e da sustentabilidade da argumentação. Ricardo Costa (director da SIC-N) demonstrou argúcia e não se deixou intimidar pela outra bancada, lançando até para Pacheco Pereira sobre as atitudes de políticos e deputados.
Ontem houve picardias e tentativa de lavagem de roupa suja, fúria e exaltação: tudo em directo num debate bem "animado", onde a disputa de cada palavra suscitou bastante interesse, longe de alguns debates (ou entrevistas?) enfadonhos que por lá surgem.

Existe mau jornalismo, é óbvio. O lançamento de notícias inventadas (veja-se o caso de Carlos Queirós, n'A Bola, como novo treinador do Benfica, logo desmentido por todos); o tratamento sensasionalista de assuntos mórbidos e terríficos na TVI, no Tal&Qual, no 24Horas. O "estatuto" de estrelas de zé-ninguéns somente por serem ricos, bonitos ou outra razão absurda. Para quê? Apenas para vender mais, aumentar a curiosidade, lançar confusão. A falta de rigor, imparcialidade, de dinheiro, de princípios, de lucidez têm aumentado. Certo que deverá ser denunciado e discutido, mas acusações generalistas todos temos, há-que sustentá-las para que se prove onde está a razão, se faça justiça e se emende a conduta.

Eu tenho pena que certas pessoas com currículo (tão bradado ontem) sejam afinal desprovidas de razoabilidade, de promoção de confiança, de fairplay. Eu fui grande defensor de Carrilho enquanto Ministro da Cultura em Portugal, apoiei neste blog a sua candidatura à Câmara de Lisboa, mas na vida desiludimo-nos com pessoas, pelas suas atitudes ou ideias, e ontem isso ficou bem demonstrado. O debate pode resumir-se aos últimos 3 minutos quando acusando Ricardo Costa como a "vergonha do jornalismo em Portugal" e atitude persecutória, Carrilho deve ter ficado com as orelhas a arder quando metade da plateia se riu e gozou com a sua fúria infantil.

Timor Lorosae


Preocupação e ansiedade, mas esperança e optimismo. Acompanhando sempre com entusiasmo - pois sempre fui um grande defensor da causa, mesmo antes da fase de transição que foi o Massacre de Santa Cruz - os recentes acontecimentos em Timor revelam o quão frágil ainda é a situação do país, a inexperiência nas formas de actuação e como ainda muito é preciso fazer. A declaração de independência e consequente retirada dos principais meios da ONU no meu entender nunca foram a melhor opção: de 1999 a 2002 a experiência acumulada foi insuficiente, e situações inesperadas numa condição sócio-económica débil podem, como vemos, desencadear conflitos graves.

2006-05-22

24: último episódio



Último episódio de 24, série IV

Quarta-feira, 24 Maio. Às 22h30 na 2:

Depois de stressantes 24 horas, Jack finalmente respirará de alívio e comerá qualquer coisa, Tony poderá ir beber uma cerveja e o (vice) Presidente Logan correr para o WC.

2006-05-20

Sara Tavares



Extraordinário, belo, emotivo, positivo, mestiço.

2006-05-19

Apple Store 5th Avenue, NY



Abre hoje a mais recente e mais mediática loja Apple. Localizada na glamorosa Quinta Avenida de Nova Iorque. É um assombro de belo e vai estar aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Ou seja, sempre.

Neste link entrevista de Steve Jobs para a CNBC por causa desta abertura.

2006-05-18

Direito à Arquitectura

8º Festival do Clube de Criativos





What's Next?

Na Estufa Fria - Lisboa, de 30 de Maio a 02 de Junho.
Imagem deste ano esteve a cargo da Mola Design e Adore (ex. The Basement)

Estou muito curioso em relação a este festival!

Barça - Campeões

2006-05-17

UEFA Champions League Final


Hoje, grandiosa final da Liga dos Campeões.
Este é o ano Barça!

Barcelona x Arsenal
Stade de France, Paris
19:45
RTP1

2006-05-16

Adilcan (proposta)



Proposta apresentada a concurso de renovação de logotipo de
Adilcan Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião

©2005. Trabalho realizado em parceria.

The Independent (RED) Bono edition



O britânico The Independent lança hoje uma edição inédita e especial, para a luta contra a SIDA em África com uma experiência editorial da responsabilidade de Bono (U2) e da campanha (RED) por si criada: "Picture this: a village where the disappearance of a whole generation has left children to bring up children (the Lord of the Flies syndrome). I'm a witness to this. What can I do?"
Mas é muito mais que isso. É uma forma mediática de alertar todos para os dramas de África, demonstrar que todos podem fazer algo, pressionar aqueles que têm mais poder de forma a actuar e salvar o continente. Tal como Bono já disse, somos a última geração que o pode fazer, depois será tarde demais.

2006-05-15

Podcasts

Tornei-me assíduo ouvinte deste novo método/meio de difusão radiofónica via internet. Fica o G4 ocupado com mais 6GB, mas vale a pena.
Tudo começou com Estúdio Raposa, de Luis Gaspar conhecido locutor de publicidade e documentários, sobre o qual já escrevi antes.


Inevitavelmente Há Vida em Markl.
Depois, os temáticos All that Jazz e Íntima Fracção e Clássico, do GavezDois.
Da TSF Pessoal e Transmissível, as excelentes entrevistas de Carlos Vaz Marques, o Sinais do poderoso Fernando Alves.


Estou sempre a ouvir o muito cool Sunshine Reggae, emissões de Hugo Neves na Rádio Aveiro FM 96.5 dedicada ao melhor do roots, dub e ska.

Por fim, as emissões semanais da Antena1 de O Amor é... com o prof. Júlio Machado Vaz com Ana Mesquita, e do Rádio Clube O Convidado do Clube, conversas-entrevistas agradáveis de Luis Osório e, O País Mais Divertido do Mundo, crónicas hilariantes de Luis Filipe Borges (Revolta dos Pasteis de Nata).

2006-05-12

portfolio: ilustrações infantis 2



Nokia 888


SAAB Aero X



2006-05-11

MP3 - new in the playlist



"Sexor", Tiga
Apesar de ter saído hà alguns meses atrás, só agora me chegou às mãos (e ao iPod!)
"You Gonna Want Me" - é a música do momento!

----



"Souvenirs: Remixes", Tosca
Este disco dá-nos uma nova perspectiva das músicas que já conhecemos do último album de Tosca - J.A.C.

2006-05-05

music: MP3 players



The real iPod killer?
viliv P1
Bonito site, por acaso.

design: websites



Website com trabalhos de estudantes criativos para estudantes criativos.

2006-05-04

Índia





Fotos gentilmente cedidas por Joaquim Santos (viagem de Janeiro 2006)