2006-05-26

Timor e Portugal



A Portugal pede-se rapidez na reacção
O que não me pareceu de todo. "Xanana pediu expressamente o envio de elementos da GNR" [PÚBLICO] há já muito tempo, mas o portuga deixa tudo para o fim? É certo que a Austrália fica mais perto, tem mais e melhores meios, mas a accção desta tem sido muito mais eficaz. Na procura - correcta - de um mandato das Nações Unidas (não há que ser fora-da-lei como os EUA), Timor perdeu tempo, ganhando violência, medo e mortes. Apenas hoje (!) partem 3 - três - oficiais da GNR.

Aculitlância na acção
A missão deverá ser muito bem planificada, e profissionalmente executada. A estratégia e sabedoria que deverá ser para médio e longo prazo.

Auxílio para o futuro
Bem longe de uma intervenção neo-colonialista, Portugal pode e deve desenvolver uma posição e uma acção de grande importância para Timor-Leste (ver aqui info). Para além da manutenção da lei e da ordem, o partilhar e ensinar de condutas democráticas e tolerantes, temos o potencial para o desenvolvimento e a construção da nação independente timorense em tantas áreas (económica, industrial, agrícola, serviços, turismo). Transformando-se numa prioridade estratégica internacional para Portugal, onde ambas as partes ganharão, este território pode ser num futuro mais alargado, uma base estratégica importante naquela região para os interesses portugueses.

No comments:

Post a Comment