Kevin Roberts é presidente da Saatchi&Saatchi, uma das maiores agências de publicidade do mundo. É responsável por 7000 pessoas distribuídas pelas agências em 90 países e factura 5,8 mil milhões de euros por ano. O que Kevin Roberts pensa sobre...
Marcas bem sucedidas
"Apple, iPod, Diesel, Visa, Pampers e Toyota são bons exemplos de marcas globais bem sucedidas. Designamo-las por Lovemarks porque conseguiram alcançar uma ligação emocional profunda com os seus consumidores, criando uma lealdade que ultrapassa os limites da razão."
As razões que levam uma marca a mudar
"Há muitas razões. Podem até ter uma postura antiquada, pois pode simplesmente haver um CEO que deseje imprimir-lhe o seu cunho pessoal, a empresa pode querer deixar problemas para trás ou a relação com o consumidor pode ter seguido um caminho diferente do pretendido. Muitas empresas ainda julgam que se remodelarem a marca vão mudar automaticamente a percepção do consumidor, mas não é assim que tudo funciona. A marca vai ser sempre o reflexo mais real do que a empresa realmente é, da sua essência e alma."
Futuro das marcas
"As marcas têm percorrido uma caminhada magnífica mas hoje é cada vez mais difícil garantir diferenciação. A maioria dos produtos e serviços está a competir de uma forma muito igual. Além disso, tem-se assistido ao aumento de poder dos produtores sobre retalhistas e consumidores, que hoje têm acesso a um número infindável de ofertas, cada vez maiores expectativas e convicções mais profundas, mas menos tempo para gastar. E é isso que os torna os grandes poderosos do momento. Daí que as empresas tenham de começar a ver o mundo através dos olhos dos consumidores."
2005-10-12
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