2006-11-03

Se eu tapar o nariz o meu espirro sai pelos ouvidos ou a minha cabeça explode?

É confrangedor a falta de sentido visual que tantos possuem. Esquecem sempre a regra/provérbio "os olhos também comem". Quando mais que nunca o design assume uma importância estratégica na sociedade e na economia, a proliferação de blogs - ou sites e tantas outras "manifestações" de registo visual - como poderão valer e existir baixa qualidade na sua estrutura e na sua estética? Uma série de factores existem, mas é óbvio que se alguém faz um blog ou um site, deverá ter cuidado e atenção ao modo como fará a sua visualização. Para se comunicar bem há que ser claro, e o modo como isso se apresenta é crucial se querem ser lidos e vistos com olhos de ver. Se o contéudo for bom, ainda melhor.

Isto a propósito do texto É o design, estúpidos! em A Barriga de um Arquitecto. A pertinência da análise/grito é absolutamente verdade. Tantos blogs que esqueço no imediato momento que os abro pela primeira vez. Dos templates por defeito há sempre aqueles horrorosos, que de tanto encherem o olho nos fazem explodir a cabeça, algo que para os detentores desses blogs não acontece por circunstâncias misteriosas. E o mesmo sucede com os sites, particularmente agora que até o Word dá para editar para html... Como pode um empresa ter um domínio na web com uma imagem energúmena, como alguns que conheço? E o pior é que não querem mudar.

A lacuna da educação visual de tantos é um enorme handicap até para aceitarem a mudança. E um dos papeis do design é mudar para melhor. Quando um cliente me disse uma vez que a bandeira de Portugal se pode inverter (com quem alinha um texto à direita ou à esquerda), e outro que opta por uma agência local à proposta que recebera da Brandia, está muita coisa dita. É a não-apreensão da dimensão, alcance e vantagem do design que me preocupa, particularmente em empresas que tinham imenso potencial e bastante a ganhar. Contudo cabe a nós designers, e nós apenas, mudar esta percepção. Há que insistir, clarificar, ensinar até. Todos sairão a ganhar.



O título vem de uma inesquecível prancha de Calvin & Hobbes. Mas também poderia ser "A insustentável leveza do design?".

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