2006-11-03

Mac: New MacBook

Finalmente dei o salto para Intel no meu mundo Mac com a a chegada do meu novo MacBook.
Este veio dar um descanso ao meu iBook G4 de guerra.


Só a caixa chamou-me logo a atenção, pois era quase metade do tamanho da caixa do iBook.



Comecei logo a tirar os cabos para começar a mexer nele, quando me lembrei que devia tirar a a fotografia. Voltei a meter tudo lá para dentro e tirei a foto. :-)


Telecomando: Uma pequena maravilha.


O meu primeiro contacto com FrontRow. Uau! Mais um showoff que posso fazer para os meus amigos dos PC's. Quero vê-los a babarem-se com isto.


O novo teclado é embutido no proprio computador, por isso parece mais sólido, mas talvez dificulte o trabalho de limpeza no futuro. A ver vamos.


A parte traseira do MacBook em cima do iBook. Destaque para as colunas em ambas as extremidades e da dobradiça maior que no iBook, a entrada para arrefecer o MacBook é também maior.


O MacBook tem a mesma largura que o iBook, mas é mais "curto" em altura de ecrã. 13" do MacBook contra as 14" do iBook. Acontece que o MacBook suporta uma resolução de ecrã superior, por isso a área de trabalho disponível é maior.


Um dos pormenores que salta logo à vista é a diferença de espessura e, consequentemente, de peso. Muito bem conseguido.
Já o Magsafe é outro pormenor bem esgalhado.


Diferentes portas para ligar a um monitor externo (já me tramaram pois estava a pensar usar o adaptador que tinha do iBook! Damn you Apple!). Modem também foi com as urtigas.

----
Comportamento geral:
Confesso que esta foi uma dupla estreia para mim: um Mac Intel e o Mac OS Tiger. Duas situações novas para mim e muito surpreendentes.
Todo o sistema Tiger responde bem e é rápido no finder e abrir aplicações nativas. (1Gb de ram que tem também conta aqui.)
Arranque rapidíssimo!
Fiquei rendido ao telecomando. Muito prático.
Como me estreei no Tiger, pude ver realmente o que andei a perder. O novo Mail tem as funcionalidades que sempre quis no Panther, o Spotlight é rapido, o Dashboard é prático e o FrontRow uma agradável surpresa. E claro que não explorei muito. Tudo isto são pormenores que nunca tinha tido acesso.

A Migração:
Como é obvio perdi algum tempo a migrar tudo: Trabalhos, software PPC, instalar fontes, copiar contactos do Address Book, copiar emails, copiar bookmarks, copiar passwords.
Tudo feito drag and drop. Posso-me dar por contente e tudo correu bem.


A funcionar com o Rosetta:
Antes de encomendar o MacBook atormentava-me a ideia do facto do software PPC não poder funcionar como devia. Aproveito para esclarecer: Comparativamente com o meu iBook é tudo muito mais rápido. No worries here.

A eterna questão do aquecimento:
Posso dizer que o MacBook não é mais quente que o iBook. Este último, como fica com o processador por debaixo da minha mão esquerda, consegue ser mais quente que o MacBook ao fim de um dia de trabalho. Já o MacBook aquece mais na zona junto às ventoinhas.

Pequenos problemas:
Nem tudo é pacífico e encontrei pequenos problemas.
Noto que as ventoinhas do MacBook disparam com muita mais facilidade e intensidade que no iBook (acreditem que, por vezes, parece um portatil PC a trabalhar).
Embora não tive até agora um crash de sistema, o Finder já me deixou de responder (alô?) umas quantas vezes.
O Firefox 2.0 que instalei é também muito sensível e crasha regularmente. Tenho que instalar uma versão anterior e mais estável.

Destaque final para o preço do MacBook.
Cerca de 1400 euros - 2.0Ghz, 60Gb, 1Gb de Ram. Muito software, webcam integrada e telecomando. Acho que é um preço excelente.

No comments:

Post a Comment