2006-09-15

Matemática também é criatividade

Carl Sagan na sua mítica série "Cosmos" levou-nos à descoberta e à compreensão do Universo, abriu-nos a curiosidade e fascinou-nos com a maravilha que são as formas e as partículas que nos rodeiam e faz de nós seres vivos dentro do contexto interestelar. Mais tarde redescobri em "Contacto"que a Matemática é a única linguagem universal. Aqui se demonstrava esse facto quando os cientistas liderados por Ellie Arroway decifraram a Mensagem exposta de forma matemática. Se se diz que Deus está em todo o lado, ou que tudo é design, também podemos dizer que tudo o que nos rodeia e connosco interage tem como base a Matemática. As distâncias percorridas e a velocidade, a estrutura e peso das formas, o dinheiro e as estratégias financeiras, a tecnologia de veículos e computadores, etc.
Sempre tive dificuldade a esta disciplina. Aliás incluo-me entre tantos alunos, tal como hoje ainda (talvez pior?) onde 80% dos exames a Matemática, Física ou Química são chumbos, muitos deles bem feios. A dificuldade cedo se transformou em aversão, depois desprezo. O sétimo ano marcou o início de um divórcio trágico e marcante para toda a vida. Quando, mais velhinho e com mais juízo, já no décimo, a tentativa de apanhar o comboio revelou-se muito penosa, cara, por vezes inglória, mas com passagen finais com mínimo 10. Até me senti prejudicado em Geometria Descritiva. Lembro-me de dizer que a Matemática em nada me fazia falta, pois seguindo design não seria preciso (na Universidade não tive esta disciplina). Puro engano. Para além de impossibilitar uma perfeita compreensão de diversos aspectos técnicos da web e de não conseguir trabalhar em Flash quando chegamos às acções e proposições do tipo "se isto acontece, então aquilo" - puras frases matemáticas sem números - entendo perfeitamente em como também a área criativa afinal precisa tanto da Matemática como qualquer outra. Quer profissionalmente, quer no dia-a-dia, o saber fazer negócios, a lacuna pode ser por vezes confrangedora.



Vem isto a propósito do video aqui exposto. Pitagora Suicchi é um programa educativo da NHK, televisão estatal japonesa, e como poderão ver, as estruturas - simples - são unicamente criações matemáticas fascinantes. A Matemática abre-nos os horizontes, a percepção do abstracto e do concreto, a facilidade do raciocínio. Tal como a Língua, a Arte e o Desporto, a Matemática é essencial para o desenvolvimento do Homem.



E este video, este trabalho e este homem são fascinantes. Theo Jansen é um escultor cinético cujo trabalho é engenharia artística, assim como Calatrava o faz na arquitectura. É absolutamente espantoso. Mais videos no site e mais ainda no YouTube.