2004-05-31

a razão de um nome

Porquê "zarp"?
Primeiro que tudo um nome, que designe algo, necessita de ter um significado. Depois facilidade de o pronunciar. Por fim, que seja agradável.
Ora "zarp" vem de zarpar, denominação dada habitualmente quando um barco ou navio parte para viagem. Assim, na ideia de partir, de busca, de caminhar, encontrei um nome curioso, curto, fácil e engraçado.

Muitas empresas não pensam deste modo. Para eles fica o nome todo do gerente&filhos, Lda, ou uma conjugação estúpida como LeiriLis. A ideia conceptual de um nome, a força de uma identidade sonora é de uma importância há muito valorizada e com resultados positivos como objectivo primordial no feroz mercado de hoje.
Mas, em Portugal, fruto de uma escolarização insuficiente, as empresas e o mercado, na sua generalidade, são de uma pobreza confrangedora ao nível das suas identidades (quer como nome, quer como visual). O design pode ajudar a resolver isso.
Será?

1 comment:

  1. AnonymousJune 01, 2004

    Oh Amigo. A sua opinião de vocemesse é p'ra mim (e p'ra minha patroa que tá aqui comigo) um pouco estupida.
    Entao, que nome teria a minha empresa senao "Raul Trolha Soares Cruz dos Santos, Lda."?
    Aqui tod'agente me conhece assim! Ou isso ou "Raul do Caracois", pois quando calha amanho uma caracolada prós amigos.

    Já agora precisava de um tableta p'ra por na frugnete. Daquelas com os dizeres todos, que é para fazer publicidade. Vocemesse não arranja isso? É tou a ver que voce ja conhece a empresa do meu cunhado, a LeiriLis.

    ReplyDelete