2010-01-19

Eduardo Dias de Sousa (1973-2010)



Fui hoje informado que um dos professores de Design que tive (dos melhores, aliás) já não se encontra entre nós. Entretanto tenho feito várias chamadas a meus conhecidos na tentativa de, numa delas, me digam que isto tudo não passa de uma brincadeira de muito, muito mau gosto. Em vão.
O Eduardo foi (é) figura incontornável que marcou o meu percurso académico. Reconheço até que foi um dos meus professores favoritos. A sua postura e forma de ensino nunca passou despercebida entre os seus alunos. O Eduardo fazia-nos ver além de uma simples sala de aula, colocando-nos numa perspectiva de mundo real e isso puxava por nós, fazendo-nos querer mais e trabalhar melhor. Nunca me vou esquecer de alguns momentos nas suas aulas (as melhores do dia).
Sinto agora uma pena tremenda por não ter partilhado mais tempo com o Eduardo e de nunca ter cumprido "promessa" de ir ao bar que geria na altura - Office.
São nestas alturas que me fazem ver que o tempo que passamos com os amigos nunca é o suficiente e que devemos aproveitar cada minuto em boa companhia. Mais tarde chegará o dia em que daríamos tudo para apenas um minuto mais desses bons momentos.

Filipe Dinis

- - - -

Creio que persistência e independência podem definir bem o Eduardo. A sua atitude empreendedora e inventiva deram-nos óptimos produtos - no design (Caldesign), no espaço (Office Club, Cheap n'Chic) - e muito particularmente uma visão livre, uma interacção espontânea e verdadeira com todos.
A partida é sempre dolorosa. Muitas vezes incompreensível. Mas resta-nos a (boa) memória e o óptimo legado do Eduardo.

Victor Barreiras
_

No comments:

Post a Comment