2006-08-31

Place Branding



Se projectar um país é um desafio novo, criar uma Marca para outros locais já não é uma novidade assim tão recente. No entanto, num mundo onde Estados, regiões e cidades competem entre si para obter consumidores, visitantes, negócios, talentos, investimento, atenção, respeito, a importância de uma marca diferenciadora urge.
Tal como no texto anterior sobre Branding Nations, a aplicação do mesmo conceito a regiões ou cidades é para Simon Anholt uma área de enorme potencial, e necessidade. Especialista em criar brand strategies for countries, cities and regions, é editor da Place Branding, onde em conjunto com muitos designers, marketeers e outros pensadores sobre o assunto, explora o conceito no seu todo e especifica os seus contextos e emergentes vantagens.


O projecto Branding Places enumera quatro tipos de brand de locais:

Nações

Nation Brands studies six verticals to determine the overall brand power of a specific country. Those six verticals include tourism, people, culture, investment/immigration, exports, and governance.

Regiões
Similar to Nation Brands, Regional Brands studies how others think about specific regions’ tourism, people, culture, investment/immigration, exports, and governance.

Estados
(federais, como EUA ou Alemanha)
Vital in attracting investment opportunities and tourism through the allocation of a nation brands overall brand.

Cidades
Are important in attracting investment opportunities, tourism and creating a reputable name. Depending on the size of the city, city brands must be studied at both the local and international levels.
Exemplo: Seul, Coreia do Sul


Simon Anholt é também um dos autores dos livros "Beyond Branding", "Brands and Branding" (Ed. The Economist) e "Brand America", e de "Brand New Justice".

Neste link textos em download gratuito da edição de Janeiro 2006 da Place Branding.