2006-09-28

BancoBIC



Durante a minha viagem a Angola encontrei o BancoBIC. Identidade da autoria da Brandia (ainda antes da fusão com Central), é um branding muito bem conseguido. Moderna, elegante, forte e energética, o embondeiro é um símbolo puramente africano (embora também haja uma espécie na Austrália), reforçada pelo vermelho e o negro cores igualmente identitárias do local e da mensagem que a instituição pretende transmitir. A comunicação é igualmente apelativa e identitária, começando pela assinatura "Crescemos Juntos".
Com simplicidade e objectividade, o BancoBIC consegue ser uma marca mais eficaz e moderna que qualquer banco em Portugal, apenas suplantada pela renovação BES.





As potencialidades em Angola são imensas, tornando-se a ex-colónia (novamente?) quase um El Dorado para Portugal, apesar dificuldades que o povo atravessa e do facto o Estado angolano ser ainda uma ditadura. O trabalho do design apenas se pode cingir a Luanda, onde as grandes empresas angolanas e internacionais têm as suas sedes. O trabalho da Brandia colheu outro fruto na sua aposta angolana, a Unitel operadora de telemóveis com mais expansão.

Green Apple



"We love Apple. Apple knows more about "clean" design than anybody, right? So why do Macs, iPods, iBooks and the rest of their product range contain hazardous substances that other companies have abandoned? A cutting edge company shouldn't be cutting lives short by exposing children in China and India to dangerous chemicals. That's why we Apple fans need to demand a new, cool product: a greener Apple."

Campanha da Greenpeace para uma Apple mais 'verde'.


Depois do que vi, particularmente os videos feitos na China e na Índia, o meu velhinho (e abandonado) PowerPC G3 beje desktop fica mesmo comigo. É inacreditável a poluição a todos os níveis, que todos os fabricantes de informática e TVs, sujeitam tantos as pessoas - que honestamente ganham uns míseros trocados - e o meio-ambiente. Mesmo sendo em menor número em relação à enorme quantidade de peças PC, como pode Al Gore pactuar com isto, sendo ele o mais mediático ambientalista e membro da adminstração da Apple? Se a "nossa" marca é única, deverá obrigatoriamente sê-lo também aqui: no uso de materiais amigos do ambiente, pela protecção do planeta, pelo desenvolvimento humano sustentado, pela eliminação limpa do material tornado lixo.
Eu já enviei o meu protesto. I want my Apple greener.

- - - -

Greenpeace Lies About Apple



"(...) If Greenpeace were at all interested in anything other than getting donations to maintain its status quo, it would challenge cheap PC dumpers on their efforts to shoot out disposable, garbage PCs that have a two year lifespan, not grandstand for the two biggest companies that produce the majority of the worlds cheap PCs while they vilify Apple.

In comparison, Apple makes PCs that are sold at a minimum price point that allows them to make sustainable machines that last longer. Apple can afford to do this because it is making enough money on premium machines to avoid participating in the high volume, low quality majority market.

Why should anyone continue to fund Greenpeace in their efforts to badmouth companies that contribute a tiny fraction of the world's PCs, while gushing about the promises (not kept) of the major PC makers, who contribute the most toxic and the vast majority of e-waste?"

RoughlyDrafted Magazine

2006-09-27

Clinton vs FoxNews

Claramente contra esta Administração Bush, e inteiramente apoiante da anterior de Bill Clinton, apresento aqui a entrevista dada por este à FOX News no passado domingo. É esmagador. Eis um excerto sobre a questão Bin Laden/Al-Qaeda, quando o assunto principal deveria ser a Clinton Global Initiative, mas é falatório comum a estreita ligação (também aqui parece coisa tenebrosa) deste canal ao actual governo. Curiosamente poucos dias antes do relatório dos serviços secretos americanos onde se afirma que a intervenção no Iraque se tornou em "cause celebre for jihadists", e contraproducente para a segurança mundial, como se pode ler aqui.

2006-09-22

Com franqueza II - o filme


Por esta altura já muitos viram o filme da Delta com o Nuno Markl.
Ora bem, foi só a mim que fez espécie alguns pormenores do filme?:

- Markl acorda sozinho na cama, mas a "esposa" surge depois na altura do café.
Explicação: A mulher dormiu com o vizinho nessa noite e chegou a casa naquela altura. O Nuno de tão ensonado que está nem repara na falta dela.
Explicação 2: A mulher levantou-se antes do Nuno, mas em vez de lhe preparar o café da manhã só arranjou tempo para procurar o wonderbra mais apertado.
Explicação 3: Aquela não é esposa, mas sim uma rapariga de programa, alugada na noite de anterior, mas que adormeceu no sofá.

- Markl penteia-se com pasta de dentes, mas surge limpo na cozinha.
Explicação: Tomou banho (mas assim não aparecia tão ensonado na cozinha)
Explicação 2: Aquele é na realidade o tipo de gel que o Markl usa e o seu cabelo absorveu o produto como habitual.

- Markl toma cereais de pequeno-almoço com detergente.
Explicação: Pois só assim o café lhe sabe bem pela manhã.
Explicação 2: O detergente foi lá deixado de propósito pela "mulher" de Markl, numa tentativa de intoxicá-lo, devido ao facto de ele constantemente ignorá-la pela manhã.

2006-09-21

Com Franqueza


Estava eu muito bem numa fila de trânsito, no habitual "pára-arranca", quando dou de caras com este mupi assustador. De ínicío a dúvida soltou-se-me: Será que era mesmo o Nuno Markl? Para mal dos meus pecados era, efectivamente, a tromba do Nuno no Mupi. Penso cá para mim: Será que a Publicidade está descer assim tão baixo, ao ponto de seleccionarem a imagem de um comediante com corpo disforme, para a campanha de uma marca de cafés? Nuno, com trabalhos destes, bem podes ficar preocupado com as previsões da Maya:
"21 de Setembro de 2006
SAÚDE: Hoje vai sentir-se mais nervoso do que é normal.
AMOR: Podem surgir vários desentendimentos na vida a dois, evite responder de forma agressiva.
DINHEIRO: Não é aconselhável que faça ou provoque mudanças na esfera profissional.
HORA MAIS PROTEGIDA: 08h às 10h"

2006-09-15

Matemática também é criatividade

Carl Sagan na sua mítica série "Cosmos" levou-nos à descoberta e à compreensão do Universo, abriu-nos a curiosidade e fascinou-nos com a maravilha que são as formas e as partículas que nos rodeiam e faz de nós seres vivos dentro do contexto interestelar. Mais tarde redescobri em "Contacto"que a Matemática é a única linguagem universal. Aqui se demonstrava esse facto quando os cientistas liderados por Ellie Arroway decifraram a Mensagem exposta de forma matemática. Se se diz que Deus está em todo o lado, ou que tudo é design, também podemos dizer que tudo o que nos rodeia e connosco interage tem como base a Matemática. As distâncias percorridas e a velocidade, a estrutura e peso das formas, o dinheiro e as estratégias financeiras, a tecnologia de veículos e computadores, etc.
Sempre tive dificuldade a esta disciplina. Aliás incluo-me entre tantos alunos, tal como hoje ainda (talvez pior?) onde 80% dos exames a Matemática, Física ou Química são chumbos, muitos deles bem feios. A dificuldade cedo se transformou em aversão, depois desprezo. O sétimo ano marcou o início de um divórcio trágico e marcante para toda a vida. Quando, mais velhinho e com mais juízo, já no décimo, a tentativa de apanhar o comboio revelou-se muito penosa, cara, por vezes inglória, mas com passagen finais com mínimo 10. Até me senti prejudicado em Geometria Descritiva. Lembro-me de dizer que a Matemática em nada me fazia falta, pois seguindo design não seria preciso (na Universidade não tive esta disciplina). Puro engano. Para além de impossibilitar uma perfeita compreensão de diversos aspectos técnicos da web e de não conseguir trabalhar em Flash quando chegamos às acções e proposições do tipo "se isto acontece, então aquilo" - puras frases matemáticas sem números - entendo perfeitamente em como também a área criativa afinal precisa tanto da Matemática como qualquer outra. Quer profissionalmente, quer no dia-a-dia, o saber fazer negócios, a lacuna pode ser por vezes confrangedora.



Vem isto a propósito do video aqui exposto. Pitagora Suicchi é um programa educativo da NHK, televisão estatal japonesa, e como poderão ver, as estruturas - simples - são unicamente criações matemáticas fascinantes. A Matemática abre-nos os horizontes, a percepção do abstracto e do concreto, a facilidade do raciocínio. Tal como a Língua, a Arte e o Desporto, a Matemática é essencial para o desenvolvimento do Homem.



E este video, este trabalho e este homem são fascinantes. Theo Jansen é um escultor cinético cujo trabalho é engenharia artística, assim como Calatrava o faz na arquitectura. É absolutamente espantoso. Mais videos no site e mais ainda no YouTube.

An Inconvenient Truth



O Tempo perguntou ao Tempo quanto Tempo o Tempo tem. O Tempo respondeu ao Tempo que já não tem todo o Tempo que o Tempo contém: É tempo de todos entenderem a gravidade da situação. Já por diversas vezes abordei aqui o tema do ambiente. Mais uma vez The Independent coloca em imenso destaque esta preocupação. O ex-próximo Presidente dos EUA Al Gore (vice-presidente da Apple) toma neste filme, que pretende ser provocador e alarmemente denunciador e esclarecedor, a saúde do planeta como uma luta política e moral global que urge tomar. O nosso futuro depende de mudarmos o estado das coisas.
Vejam o site, vejam o filme. Think about it. Act now!

2006-09-13

Apple design: novos iPods

2006-09-12

Conferência ATypi em Lisboa


Entre 27 Setembro e 1 de Outubro, a Association Typographique Internationale realiza em Lisboa, na FBAUL, a sua 50ª conferência com o tema "Typographical Journeys".

2006-09-08

Barça: més que un club


Há anos que empresas cobiçavam a camisola do Barça. Chegou mesmo a ser avançado a ideia de que a Apple seria a primeira a ocupar aquele espaço precioso nos peitos dos jogadores de um dos mais fascinantes clubes do mundo. Mas eis a óptima surpresa: o presidente do FCBarcelona assinou em Nova Iorque na sede da ONU um acordo para inserir o logo da UNICEF. Unicef, the Foundation and FC Barcelona will collaborate over the next five years in order to achieve the Millennium Development Goals and support Unicef activities..

2006-09-07

The plot



Política à "boa" maneira da Roma Antiga? Intrigas, estratagemas, desconfianças, ódios pessoais, ânsia de poder, traições, pressões. Eis os sintomas - graves - que hoje rodeiam o Labour concentrado em Whitehall e Westminster para que Tony Blair deixe o cargo de Primeiro Ministro o quanto antes. O ambiente é de cortar à faca, e pelo que tenho lido e visto, Blair está a dar tanta luta quanto Gordon Brown, ministro das Finanças (grande artífice da melhoria económica do Reino Unido) que deseja tornar-se no novo chefe de governo. Guerra suja de bastidores entre os dois homens que mudaram o panorama político, social e económico das terras britânicas desde há uma década.

Afinal parece que se torna em maquiavélica tradição: Margaret Thatcher esteve no poder entre 1979 e 1990 tendo sido forçada pelo seu próprio partido a sair. O medo de perder as próximas eleições face à crescente impopularidade da Dama de Ferro e ânsia de manter o poder, levou que a sucessão de John Major à frente do Partido Conservador e do Governo se tenha revelado frágil e inconsequente, apenas por mais um mandato.
Agora o Partido Trabalhista parece seguir o mesmo caminho. A renovação encetada por Blair - o NewLabour - iniciada em 1996, permitiu que ganhasse as eleições do ano seguinte. Desde então tanto o Labour como o Reino Unido demonstraram uma pujança invulgares, posicionando o país num patamar de influência e importância que há muito se não via, e numa saúde financeira e económica invejáveis (os Tories dizem que foi graças às políticas Thatcherianas).

Mas não é isso que interessa agora analisar. A questão é como isto chegou até aqui. Pode dizer-se que começou quando o Reino Unido entrou na guerra contra o terrorismo, no Iraque ao lado dos EUA. O divórcio entre os eleitores e Blair começou aqui, e mesmo a terceira vitória consecutiva em Maio do ano passado - nunca antes na história inlgesa por uma margem tão baixa, onde até se discutiu as regras de obtenção de maiorias - não invalidou o crescente descontentamento e desconfiança, ainda para mais com notícias de escândalos e jogadas políticas pouco éticas de então para cá. Muita água correu já debaixo das pontes de Londres, e os meandros políticos do Labour e deste dentro do governo têm andado tão sujas quanto o próprio rio Thames.
A iminência de perder as próximas eleições para um renovado Conservative Party liderado por (um "Tory Blair") David Cameron, colocam o Labour em polvorosa. São deputados menos sonantes, os chamados "backbenchers" (os que se sentam mais atrás) que dão a cara - e escrevem cartas públicas e privadas - explicando a sua insatisfação em como Blair está a gerir o seu tempo à frente do governo, e exigem que o PM se defina e estabeleça uma data de saída - imediata - e a consequente transição de poder para Gordon Brown. O partido está hoje a fazer jus ao nome em português - está partido, e gravemente ferido. De um lado os 'Blairites', do outro os 'Brownites'.

Com isto o governo trabalhista está constantemente em descalabro, permanentemente alvo de notícias más, e o partido em descrédito, cada vez mais confuso e lançando para o eleitorado uma imagem de meninos que não se dão bem. Tudo isto, quanto mais tempo durar e quanto maior indecisão e confusão houver terá apenas um resultado, mesmo que Brown se torne no novo PM: perder as próximas eleições. Se a mulher de César é séria deverá também parecer séria, e hoje, mais que nunca a imagem é tudo: o Labour perdeu a face e os Tories tem uma renovada e cativante.



Mas o que pretende Brown para que Blair saia o quanto antes? As próximas eleições são em 2009 e com as condições actuais com tão más sondagens, a recuperação até lá deverá ser o mais rápido possível, retomando um curso normal de governação sem contratempos ou escândalos. A renovação do líder do governo para alguém com provas dadas colocará de lado, segundo julgam, a extrema fragilidade eleitoral no qual Blair se transformou. O PM britânico já publicamente afirmou que não cumpriria o mandato até ao fim. E aqui coloca-se "a" questão: quando? Até o fim do ano, ou em Maio do próximo? E porque não podem esperar os oponentes até lá? Qual a melhor solução? Blair não quer vacilar, mostrar que ainda manda no governo, mas tem uma imagem tão desgastada, internacionalmente pela participação no atoleiro do Iraque, face ao fracasso da presidência britânica da UE no verão de 2005, e deteriorada internamente pelas conspirações e intrigas e o "Yo, Blair" de Bush dois meses atrás. Tudo isto põe em causa a sua capacidade de governar, fazendo esquecer o quanto fez pelo reino e a sua determinação em querer continuar a fazer a Grã-Bretanha uma país melhor.

Uma vez no parlamento o líder da oposição perguntou a Churchill se o considerava como seu inimigo, o Primeiro-Ministro respondeu "Não. Você é meu adversário. Os meus inimigos sentam-se aqui a meu lado".



The Guardian
The day Blair accused his chancellor of blackmail
Resignations and threats: the plot to oust the prime minister

The Independent
Brown demands March handover as Blair's power haemorrhages
Five scenarios for the Prime Minister: from immediate departure to going on and on
The Big Question: How does a political party oust a serving Prime Minister?

2006-09-05

Verve Magazine


Verve Magazine
Magazin zur visuellen inspiration

Livros: últimas aquisições

2006-09-04

Free music

Toda a gente gosta de boa música grátis.
Lembrei-me de colocar aqui uns links para uns albuns embora já com algum tempo, mas sempre bons.

The Coconut Monkey Rocket & Martinibomb
Martinibomb - Mix Tape
Wakka Chikka Wakka Chikka
Mercedes Benz - Mixed Tape